Em Janeiro foram entregues mais de 2.400 carros eléctricos no país. 15% dos carros vendidos no mês passado foram eléctricos.
Os carros eléctricos estão mesmo a ser a prioridade para muitos portugueses, no momento de comprar um carro novo.
Muitos pensam no ambiente, outros pensam no preço dos combustíveis – ou pensam nesses dois critérios.
O mês passado, Janeiro, representou um novo recorde mensal: 2.423 carros eléctricos vendidos, superando o registo de Setembro do ano passado (2.307).
Sem surpresas, a grande maioria dos eléctricos são veículos ligeiros de passageiros (2.258), enquanto 165 foram ligeiros de mercadorias – respectivamente um aumento de 134,5% e 57,1%, comparando com Janeiro de 2022.
Os dados publicados pela Associação Automóvel de Portugal mostram também que os eléctricos atingiram 15,4% do total (17.455) de vendas de automóveis.
Em Janeiro, por cada 20 carros vendidos em Portugal, três foram eléctricos.
A liderança pertence, pela primeira vez, à Dacia: 231 carros, apenas mais um do que a Tesla. E apenas com o modelo Spring, lembra o Fleet Magazine.
Seguem-se Volvo (201), BMW (193) e Peugeot (151). No top-10 estão ainda, e por esta ordem, Renault, Volkswagen, Nissan, Opel e Citroën.
Ao todo, 28 marcas entregaram pelo menos um carro totalmente elétrico no mercado português, no mês passado, conta o Jornal de Negócios.
Os mecânicos agradecem.
É com os eléctricos que as oficinas facturam.
Já sobre as grandes indústrias poluidoras essas continuam bem activas e portanto a grande vantagem dos eléctricos é dar dinheiro a ganhar às oficinas. O resto são tretas.
Preparem-se para verem a energia com que as baterias são carregadas a triplicar de preço tal como fazem com o gasóleo e a gasolina.