O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os carros de combate Leopard 2 estão sobrestimados e “custam bastante” e que esse valor será pago pelos contribuintes europeus.
O responsável indicou ainda, segundo um áudio divulgado esta quarta-feira pela CNN Portugal, que esses tanques vão arder “como todos os outros”.
De acordo com Peskov, está a ser sobrestimado “o potencial” que esses carros de combate trarão “às forças armadas ucranianas”.
“É outra ilusão e esta é bastante grave. Repito: estes tanques ardem como todos os outros. Só que custam bastante. E isto recairá sobre os contribuintes europeus. Os americanos, como sempre, ficam o dinheiro deles. E muito provavelmente ainda vão lucrar bastante”, referiu ainda.
Na terça-feira, o chanceler alemão Olaf Scholz decidiu enviar carros de combate Leopard 2, de fabrico alemão, para a Ucrânia. Outros dos países aliados da Ucrânia estarão prontos a acompanhar esta decisão.
Pressionada para autorizar a reexportação de carros de combate Leopard 2, a Alemanha foi confrontada na terça-feira com um pedido formal apresentado pela Polónia para enviar 14 destes equipamentos.
No mesmo dia, numa conferência de imprensa em Berlim com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, encorajou os países que pretendem fornecer tanques Leopard à Ucrânia a iniciar o treino dos militares ucranianos que os venham a operar.
Guerra na Ucrânia
-
22 Novembro, 2024 Ucrânia: 1,4 milhões por cada míssil – e nem são os mais caros
-
21 Novembro, 2024 Rússia lançou o primeiro míssil balístico intercontinental, diz Ucrânia
Tanques: Espanha(326) x Portugal (37)
Esperemos que os dirigentes Portugueses reflitam sobre o interesse nacional antes de tomarem qualquer decisão. O Mundo do futuro será diferente do atual.
Caro Rui , há un ditado que diz “Se não queres que a tua Casa arde , começa por ajudar a apagar o fogo na Casa do teu Vizinho” !
Sim, e?
Esses 37 também não fazem falta!…
Tendo em conta o custo de manutenção vs utilidade, os MBT são dispensáveis e esse dinheiro poderia ser gasto noutros meios mais úteis às forças armadas portuguesas.