O presidente da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), Vyacheslav Volodin, relembrou os Estados Unidos (EUA), na quarta-feira, que o território do Alasca em tempos pertenceu à Rússia e que o país pode voltar a recuperá-lo.
“Quando tentarem mexer nos nossos recursos no estrangeiro, devem pensar antes de fazê-lo”, pois “nós [Rússia] também temos algo a recuperar”, disse, avisando assim aos norte-americanos para agirem com cautela no congelamento e apreensão de bens russos no estrangeiro, ao abrigo das sanções lançadas à Rússia no contexto da agressão militar contra a Ucrânia.
Segundo avançou o Moscow Times, também o número dois de Volodin, Piotr Tolstoi, sugeriu que deveria ser feito um referendo no Alasca para que a população local decida se pretende continuar a pertencer aos EUA ou se prefere juntar-se à Rússia.
Volodin indicou que a Rússia “não pretende interferir nos assuntos internos dos EUA”. Mas esta ameaça chega após o ex-Presidente russo Dmitry Medvedev ter avisado que os EUA deveriam ter cuidado quando ameaçam a Rússia, o país com o maior número de armas nucleares a nível mundial.
Atualmente integrado na esfera de soberania norte-americana, o Alasca foi vendido a Washington em 1867, pelo valor de 7,2 milhões de dólares. Está uma distância de 88 quilómetros da Rússia, com o Mar de Bering entre os dois territórios.
Medvedev, atualmente no cargo de vice-líder o Conselho de Segurança da Rússia, acusou os EUA de terem uma história repleta de guerras sangrentas e de quererem julgar outros países quando não permitem que outros julguem as atuações norte-americanas em teatros de guerra pelo mundo fora.
Já cá faltava esta! O Alasca foi vendido, não foi roubado!
Porque é que os Russos não devolvem Kaliningrado (Konigsberg) à Alemanha? E a Sacalina ao Japão? E a Carélia à Finlândia? É preciso ter lata! E muita arrogância!
O juízo é que já não vais a tempo de recuperar!…
Se a moda pega, vamos ver Portugal a reinvidicar a devolução de Olivença, Ceuta, Bombaim, Macau, etc! Mentes brilhantes!
Se fizessem um referendo do Alasca, aposto que a maioria dos votos seriam a favor da integração na Rússia – com a valorosa ajuda da pirataria informática ruzza, claro.
E Macau?… e Hong Kong ? foram ” devolvidas/oferecidas” aos chineses porquê?
CAGUFA…
É incrível como a Rússia enganou todo o mundo estes últimos anos e de repente transparece a sua natureza de terrorista internacional e em todos os domínios. Está com uma atitude perfeitamente hitleriana.
Agora tenho a certeza de que a Rússia vai implodir e não lhe vai adiantar nada o poderio nuclear.
Enganou todo o mundo?
O Putin NUNCA enganou ninguém minimente atento!..
Os EUA são o país que mais morte e destruição têm causado por esse mundo fora desde o lançamento das duas bombas atómicas no Japão até às invasões militares em centenas de países.
Portanto se a Rússia não é santa os Estados Unidos são muito piores e têm a Europa nas mãos através de um organismo chamado Nato.
Não se esqueçam que a Rússia invadiu a Ucrânia pela simples razão que os seus 4 milhões de cidadãos russos a viverem na Ucrânia estavam a ser mortos desde há 8 anos na região do Donbass em Lugansk e Donetsk pelo exército ucraniano azof pela simples razão de quererem a independência. A invasão da Rússia só pecou por tardia.
Os Estados Unidos não suportam o crescimento de outras potências militares a partir da segunda guerra militar como é o caso da Rússia, da China, etc etc etc.
Os Estados Unidos julgam que são donos do mundo.
Ai Miguel, Miguel… acho que já não chegas lá mas, enquanto há vida, há esperança!!
E nem é preciso ser um letrado para chegar a esta conclusão óbvia, basta acompanhar o andamento da História desde o fim da II Guerra Mundial, passando pelo período da Guerra Fria e dos célebres mísseis em Cuba, em que o tal auto proclamado paradigma da democracia se sentiu ameaçado e reagiu, levando ao levantamento dos mísseis instalados em Cuba e em contrapartida dos mísseis instalados na Turquia.
São mesmo loucos e beligerantes , estes Ditadorzinhos . Imaginamos que muitos outros Países optassem por a mesma conduta , incluindo Portugal , tinha mos uma tempestade perfeita , para uma nova guerra Mundial ! ….talvez seja o que se avizinha !..
J. Galvao, fofinhos insisto que se deve pedir a Paz, há tanto que fazer, tanto que produzir, tantos paises a passar fome, tanto povo a tentar migrar, porque nao tem quem lhes incentive a produzir cereais, hortícolas, frutas, peixe, florestas e outras condições de melhor vida. eu sou descente dos Celtas em caso de invasão deste Pais para onde me devo refugiar ?. o ferro , o aço, o cobre, o antimónio, e outros materiais usados na construção / fabrico de armas mortais, deveria ser usado em equipamento útil , tratores. barcos de pesca e transporte civil, maquinas que ajudassem a produzir o bem estar da população na alimentação , na saúde, no ensino , e no apoio há velhice. ja se começa a ouvir paises a desistir na ajuda de armamento, vamos insistir na PAZ.
O Alasca foi vendido ou alugado?
Bom, deves querer mais uma neo-verdade.
Tenho a certeza de que se perguntares ao Putin ou ao Trump um deles ta dá.