A Rússia anunciou hoje um cessar-fogo temporário a partir das 10:00 em Moscovo. No entanto, os ataques terão continuado e os corredores humanitários foram suspensos.
“Hoje, 5 de março, é anunciado um cessar-fogo a partir das 10:00, hora de Moscovo, e a abertura de corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovaja”, no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa russo.
Antes, o autarca de Mariupol tinha afirmado que o porto estratégico de Mariupol se encontrava “sob bloqueio” e era alvo de “ataques impiedosos” do exército russo.
Mariupol, cidade com cerca de 450 mil habitantes junto ao mar de Azov, está “sob bloqueio” e é, há cinco dias, alvo de “ataques impiedosos”, escreveu Vadim Boitchenko na plataforma Telegram.
“A nossa prioridade é conseguir um cessar-fogo para que possamos restabelecer as infraestruturas vitais e criar um corredor humanitário para fazer chegar alimentos e medicamentos à cidade”, acrescentou.
O controlo de Mariupol é estratégico para a Rússia, uma vez que permitiria garantir uma continuidade territorial entre as forças vindas da Crimeia e as que chegam dos territórios separatistas pró-russos da região de Donbass.
“A retirada da população civil vai começar às 11:00 (09:00 em Lisboa)”, disse a câmara municipal de Mariupol. Segundo a NEXTA, é esperada a evacuação de mais de 200 mil pessoas da cidade.
More than 200 thousand people are planned to be evacuated from #Mariupol.
— NEXTA (@nexta_tv) March 5, 2022
A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.
Cessar-fogo não estará a ser respeitado
A Ucrânia argumenta que o cessar-fogo não está a ser respeitado em todo o corredor humanitário.
“A partir das 10h55, o cessar-fogo foi confirmado apenas no território da região de Donetsk. Mais adiante, na região de Zaporozhye, há batalhas. Estamos a negociar com o lado russo para confirmar o regime de cessar-fogo ao longo de toda a rota de evacuação da população civil de Mariupol”, disse Pavel Kirilenko, líder da Administração Estatal Regional de Donetsk, através do Telegram.
O Batalhão de Azov informou que a decisão de evacuar os moradores de Mariupol ainda não foi tomada, porque o regime de “cessar-fogo” não foi introduzido.
Увага!!!
Шановні мешканці міста Маріуполь. Рішення про евакуацію місцевого населення ще не прийнято. Не введено режим «припинення вогню». Тому захисники Маріуполя закликають маріупольців дочекатися інформації від військових та не залишати місто без гарантій припинення вогню. pic.twitter.com/pDNryr18a9— АЗОВ (@Polk_Azov) March 5, 2022
Entretanto, o autarca de Mariupol anunciou que a evacuação da cidade foi suspensa após a violação do cessar-fogo pela Rússia.
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
22 Novembro, 2024 Ucrânia: 1,4 milhões por cada míssil – e nem são os mais caros
-
21 Novembro, 2024 Rússia lançou o primeiro míssil balístico intercontinental, diz Ucrânia
A Rússia anunciou a partir de Moscovo, e isso deve demorar até achegar à Ucrânia … Ainda há quem acredite naquele monstro assassino? O que ele quer é que o venerem, que o adorem, mas pelo que vejo isso ele nunca vai ter.