Corredores humanitários suspensos. Rússia anunciou cessar-fogo, mas ataques continuaram

1

Sergey Kozlov / EPA

A Rússia anunciou hoje um cessar-fogo temporário a partir das 10:00 em Moscovo. No entanto, os ataques terão continuado e os corredores humanitários foram suspensos.

“Hoje, 5 de março, é anunciado um cessar-fogo a partir das 10:00, hora de Moscovo, e a abertura de corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovaja”, no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa russo.

Antes, o autarca de Mariupol tinha afirmado que o porto estratégico de Mariupol se encontrava “sob bloqueio” e era alvo de “ataques impiedosos” do exército russo.

Mariupol, cidade com cerca de 450 mil habitantes junto ao mar de Azov, está “sob bloqueio” e é, há cinco dias, alvo de “ataques impiedosos”, escreveu Vadim Boitchenko na plataforma Telegram.

“A nossa prioridade é conseguir um cessar-fogo para que possamos restabelecer as infraestruturas vitais e criar um corredor humanitário para fazer chegar alimentos e medicamentos à cidade”, acrescentou.

O controlo de Mariupol é estratégico para a Rússia, uma vez que permitiria garantir uma continuidade territorial entre as forças vindas da Crimeia e as que chegam dos territórios separatistas pró-russos da região de Donbass.

“A retirada da população civil vai começar às 11:00 (09:00 em Lisboa)”, disse a câmara municipal de Mariupol. Segundo a NEXTA, é esperada a evacuação de mais de 200 mil pessoas da cidade.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Cessar-fogo não estará a ser respeitado

A Ucrânia argumenta que o cessar-fogo não está a ser respeitado em todo o corredor humanitário.

“A partir das 10h55, o cessar-fogo foi confirmado apenas no território da região de Donetsk. Mais adiante, na região de Zaporozhye, há batalhas. Estamos a negociar com o lado russo para confirmar o regime de cessar-fogo ao longo de toda a rota de evacuação da população civil de Mariupol”, disse Pavel Kirilenko, líder da Administração Estatal Regional de Donetsk, através do Telegram.

O Batalhão de Azov informou que a decisão de evacuar os moradores de Mariupol ainda não foi tomada, porque o regime de “cessar-fogo” não foi introduzido.

Entretanto, o autarca de Mariupol anunciou que a evacuação da cidade foi suspensa após a violação do cessar-fogo pela Rússia.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. A Rússia anunciou a partir de Moscovo, e isso deve demorar até achegar à Ucrânia … Ainda há quem acredite naquele monstro assassino? O que ele quer é que o venerem, que o adorem, mas pelo que vejo isso ele nunca vai ter.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.