A cidade de Chicago e outras áreas da região centro-oeste dos Estados Unidos (Midwest) foram este domingo afetadas por fortes tempestades e algumas zonas estão em alerta devido a ameaça de tornados, segundo os serviços meteorológicos norte-americanos.
O alerta de tornado foi acionado em sete estados do norte e do centro do país (Illinois, Indiana, Iowa, Michigan, Missouri, Ohio e Wisconsin), indicou o Serviço de Meteorologia norte-americano, na sua página na Internet.
“Vários em rápida movimentação, intensos tornados, tempestades graves, granizo e ventos fortes são esperados nestas zonas”, informou o serviço, acrescentando que a situação é “particularmente perigosa”.
Alguns tornados chegaram a terra durante o dia de hoje. Imagens publicadas na imprensa local e na rede social Twitter mostravam árvores arrancadas, algumas caídas em cima de casas ou de carros.
O alerta de tornados inclui, entre outras, as cidades de Chicago, Detroit e Indianapolis.
Em Chicago, um jogo de futebol norte-americano entre as equipas Chicago Bears e Baltimore Ravens foi suspenso durante um período por causa do vento e da chuva.
Os adeptos foram convidados a deixar as bancadas e a refugiar-se nos corredores do estádio, de acordo com o jornal Chicago Tribune.
Tornado causa 2 mortes no Illinois
O chefe da agência de gestão de emergências de Illinois, Jonathon Monken, confirmou à CNN a morte de duas pessoas no estado.
Segundo Monken, 70 casas foram completamente destruídas em duas áreas diferentes e centenas foram danificadas severamente. Quatro abrigos da Cruz Vermelha foram abertas na zona afetada.
De acordo com a NBC, pelo menos 37 pessoas ficaram feridas em Peoria, sendo que sete delas apresentavam ferimentos graves.
ZAP/MA/AE-DJN/Lusa