Presidente da Belenenses SAD: “Tenho responsabilidade, arrependo-me de não ter adiado o jogo”

António Cotrim / Lusa

Jogadores da Belenenses SAD no jogo frente ao SL Benfica.

O presidente da Belenenses SAD, Rui Pedro Soares, admitiu ter responsabilidade e arrepende-se de não ter adiado o jogo com o SL Benfica.

Em entrevista à CNN Portugal, o presidente da Belenenses SAD assume responsabilidade pelo sucedido no jogo frente ao SL Benfica e diz que se arrepende de não ter adiado o jogo.

Apesar do mea culpa, Rui Pedro Soares volta a culpar a Liga por não ter agido para impedir a realização do jogo.

“A Liga devia ter impedido que o jogo tivesse acontecido. Eu tenho responsabilidade e quando, às 17h, me apercebi que o jogo não ia ser adiado, arrependo-me de não ter comunicado isso e de não ter adiado o jogo”, confessa Rui Pedro Soares.

“Solicitei o adiamento a Helena Pires, diretora executiva da Liga. Como resposta, recebi um SMS a dizer que tinha oito jogadores que não constavam nas listas enviadas antes”, acrescentou em declarações à estação televisiva.

O presidente da Belenenses SAD disse ainda que a Liga “não quis tomar diligências para adiar o jogo” apesar de saber do surto de covid-19 no clube. “Se faltava um email, não podiam ter pedido isso? Não promoviam uma reunião com o Benfica e a Liga?”, questionou.

O encontro entre a Belenenses SAD e o Benfica terminou aos 48 minutos, por os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de jogadores, depois de ter começado apenas com nove.

“Não ia ter uma falta de comparência. No ano passado, o Cova da Piedade tinha todos os jogadores isolados e mesmo assim teve falta de comparência no jogo com o Estoril”, lembrou Rui Pedro Soares.

Na altura, a cerca de uma hora do início da partida, o então diretor geral do Cova da Piedade, Edgar Rodrigues, confirmou que a equipa não iria aparecer no Estádio António Coimbra da Mota e contou que só havia cinco jogadores prontos para este compromisso.

“Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida”, atirou Edgar Rodrigues.

Esta segunda-feira, a Belenenses SAD emitiu um comunicado oficial, no qual informa que solicitou à Liga a repetição do jogo contra o Benfica.

Liga Portugal afasta responsabilidades

Depois de ter reunido de emergência, a direção da Liga Portugal “manifestou a sua enorme consternação pela imagem extremamente negativa que o sucedido deu do futebol nacional”.

“A imagem de profissionalismo e qualidade do Futebol Profissional, conquistada nos últimos anos, foi colocada em causa por estes acontecimentos”, sentenciou a Liga em comunicado.

A Liga insistiu que o presidente da Belenenses SAD reforçou “a sua intenção de se apresentar a jogo e não solicitar o adiamento” na conferência de imprensa antes da partida.

“O Delegado da Liga Portugal questionou os Delegados de Jogo dos clubes sobre a possibilidade de adiamento, tendo sido afirmado por ambos que essa hipótese não se colocava”, lê-se no comunicado.

Perante isto, a direção da Liga Portugal “deliberou avançar com uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.