O presidente da Belenenses SAD, Rui Pedro Soares, admitiu ter responsabilidade e arrepende-se de não ter adiado o jogo com o SL Benfica.
Em entrevista à CNN Portugal, o presidente da Belenenses SAD assume responsabilidade pelo sucedido no jogo frente ao SL Benfica e diz que se arrepende de não ter adiado o jogo.
Apesar do mea culpa, Rui Pedro Soares volta a culpar a Liga por não ter agido para impedir a realização do jogo.
“A Liga devia ter impedido que o jogo tivesse acontecido. Eu tenho responsabilidade e quando, às 17h, me apercebi que o jogo não ia ser adiado, arrependo-me de não ter comunicado isso e de não ter adiado o jogo”, confessa Rui Pedro Soares.
“Solicitei o adiamento a Helena Pires, diretora executiva da Liga. Como resposta, recebi um SMS a dizer que tinha oito jogadores que não constavam nas listas enviadas antes”, acrescentou em declarações à estação televisiva.
O presidente da Belenenses SAD disse ainda que a Liga “não quis tomar diligências para adiar o jogo” apesar de saber do surto de covid-19 no clube. “Se faltava um email, não podiam ter pedido isso? Não promoviam uma reunião com o Benfica e a Liga?”, questionou.
O encontro entre a Belenenses SAD e o Benfica terminou aos 48 minutos, por os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de jogadores, depois de ter começado apenas com nove.
“Não ia ter uma falta de comparência. No ano passado, o Cova da Piedade tinha todos os jogadores isolados e mesmo assim teve falta de comparência no jogo com o Estoril”, lembrou Rui Pedro Soares.
Na altura, a cerca de uma hora do início da partida, o então diretor geral do Cova da Piedade, Edgar Rodrigues, confirmou que a equipa não iria aparecer no Estádio António Coimbra da Mota e contou que só havia cinco jogadores prontos para este compromisso.
“Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida”, atirou Edgar Rodrigues.
Esta segunda-feira, a Belenenses SAD emitiu um comunicado oficial, no qual informa que solicitou à Liga a repetição do jogo contra o Benfica.
Liga Portugal afasta responsabilidades
Depois de ter reunido de emergência, a direção da Liga Portugal “manifestou a sua enorme consternação pela imagem extremamente negativa que o sucedido deu do futebol nacional”.
“A imagem de profissionalismo e qualidade do Futebol Profissional, conquistada nos últimos anos, foi colocada em causa por estes acontecimentos”, sentenciou a Liga em comunicado.
A Liga insistiu que o presidente da Belenenses SAD reforçou “a sua intenção de se apresentar a jogo e não solicitar o adiamento” na conferência de imprensa antes da partida.
“O Delegado da Liga Portugal questionou os Delegados de Jogo dos clubes sobre a possibilidade de adiamento, tendo sido afirmado por ambos que essa hipótese não se colocava”, lê-se no comunicado.
Perante isto, a direção da Liga Portugal “deliberou avançar com uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF”.