/

Mistério do “Tremor de Céu” em San Diego desvendado. Foram os Marines

Base aérea MCAS Miramar

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines admitem agora que poderão ter estado na origem do fenómeno.

Segundo reporta o The Drive, o ruído estrondoso ouvido em San Diego, na tarde de 8 de junho, poderá ter sido causado por uma aeronave supersónica da US Marine Corps, corpo de fuzileiros navais dos EUA. Um comunicado da MCAS, base aérea dos Marines em Miramar, próximo da cidade do Sul da Califórnia, confirma agora essa possibilidade.

“Provavelmente fomos nós”, diz a nota da Marine Corps Air Station.

O The Drive já tinha avançado essa possibilidade a semana passada, depois de o enorme estrondo ter sido ouvido, às 20h20 locais, pelos habitantes de San Diego e condados vizinhos. O som foi de tal forma intenso que, diz o San Diego Tribune, os residentes o descreveram como um Sky Quake — um Tremor de Céu, em tradução livre.

Ora, dizia na altura o The Drive que, como o US Geological Survey, instituto de geofísica dos EUA, não tinha registado qualquer atividade sísmica na região à referida hora, havia uma probabilidade elevada de que o estrondo sónico tivesse tido origem num caça supersónico proveniente de uma das duas bases militares da região.

Uma aeronave desconhecida foi registada pelo site de flight tracking ADS-B Exchange a sobrevoar na altura a região, a velocidades que ultrapassavam largamente a barreira do som.

ADS-B Exchange

Aeronave desconhecida apanhada pelo ADS-B Exchange a sobrevoar a região

Estrondos sónicos não são incomuns na região, que além das duas bases aéreas próximas é visita frequente dos porta-aviões da Frota do Pacífico da Marinha norte-americana. Na altura, o USS Carl Vinson, um dos mais recentes porta-aviões nucleares da classe Nimitz, encontrava-se em manobras ao largo da costa californiana.

Contactado pelo The Drive, o oficial de relações públicas da MCAS Miramar remeteu os pedidos de comentários para a base aérea vizinha: “Em Camp Pendleton estão a realizar testes com armamento de fogo”, comentou o oficial.

Mas, passada uma semana, a MCAS admitiu na sua conta do Twitter que, “provavelmente”, o tremor de céu foi causado por uma das suas aeronaves supersónicas. O tweet que explica o sucedido começa de forma um tanto cómica. “Bem, acerca da outra noite…”.

Segundo a explicação da MCAS, a base aérea “não tem capacidade de identificar cada evento sonoro que acontece na região”, mas, neste caso concreto, é possível que o San Diego Boom tenha sido causado por uma das suas aeronaves. Na altura, tinham partido de Miramar “duas aeronaves que estiveram a realizar exercícios de combate ar-ar”.

Há vários fatores, explica a nota da MCAS, que podem explicar “por que motivo um estrondo supersónico se propaga a maiores distâncias desde o local de origem” — por exemplo, variações de temperatura e humidade podem criar condições atmosféricas que levam as ondas sonoras a viajar mais longe do que noutras situações.

Não é de facto invulgar ouvir-se na região o ruído de aeronaves militares a quebrar a barreira do som. Mas o mistério do estrondo particularmente forte da semana passada está desvendado: a culpa foi dos US Marines.

Tifany Santos //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.