/

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

2

Manuel De Almeida / Lusa

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, no Arraial dos Santos Populares, em Lisboa

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar “esperança” a Lisboa e mostrar que “não há impossíveis”.

No seu discurso, o presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, comparou o partido ao Santo António, dizendo que é “o martelo dos inimigos da liberdade”, num arraial comício com centenas de pessoas, sardinhas e bifanas.

“Ele [Santo António] era um ótimo retórico. Ficou conhecido como o martelo dos hereges. A Iniciativa Liberal é o martelo dos inimigos da liberdade. Vou distribuir marteladas: Cada vez que quiserem impor ao povo mais dependência do Estado: Pimba! Lutaremos até devolver o poder às pessoas”, disse Cotrim de Figueiredo.

“Aos que diziam que não havia condições para celebrar os santos em segurança e alegria, provámos o contrário e aqui estamos”, disse Cotrim de Figueiredo.

O líder liberal foi corroborado por Bruno Horta Soares, candidato pelo IL à Câmara Municipal de Lisboa: “Não quisemos organizar este arraial pela festa e pela alegria, queríamos mostrar que este não era o momento da alegria, mas da esperança para Lisboa. É o arraial em que provamos que não há impossíveis. Só não encontra soluções, senhor Medina, quem não vai à procura delas”.

O arraial decorreu ao final da tarde, com a presença de algumas centenas de pessoas, entre apoiantes da Iniciativa Liberal, turistas estrangeiros e outros cidadãos anónimos. As centenas de pessoas que acorreram ao arraial ocuparam todas as mesas disponíveis, outras juntaram-se de pé em pequenos grupos, a conversar, a beber e a comer.

Parecer desfavorável das autoridades de saúde

Apesar de a Câmara Municipal de Lisboa ter cancelado os festejos tradicionais dos Santos Populares e de as autoridades de saúde terem emitido um parecer desfavorável, a Iniciativa Liberal agendou o arraial comício para a tarde deste sábado, ocupando o Largo Vitorino Damásio, em Santos, com dezenas de mesas, quiosques de venda de bebidas, assim como quatro generosos assadores para sardinhas e bifanas.

Num parecer a que a agência Lusa teve acesso, o Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, António Carlos da Silva, mostrou-se “desfavorável relativamente a todas as atividades que extravasem o referido comício político”, defendendo que “atendendo ao princípio de precaução em saúde pública, e pela situação epidemiológica atual na cidade de Lisboa, a mesma não deverá ocorrer e ser adiada“.

No parecer, a autoridade de saúde afirmou ainda que não recebeu informação sobre a finalidade das 20 barraquinhas previstas para o local, salvaguardando que casos estas “sejam parte integrante da atividade política podem ocorrer”, mas, caso “não sejam parte da atividade política, a atividade decorrente sobre as mesmas deverá ter licença camarária”.

Jogos com a cara de outros líderes partidários

Segundo o semanário Expresso, o partido manteve as barracas e durante a festa mostrou para que serviam. Numa era possível jogar ao tiro ao alvo com arco e flecha, sendo que um dos alvos era um manequim sem mãos vestido com uma t-shirt de Che Guevara e que, no decorrer do evento, acabou o rosto de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Também foi possível aos presentes jogar dardos, sendo que aqui os alvos eram outros líderes partidários, como António Costa, Marta Temido, Jerónimo de Sousa, Catarina Martins, Rui Rio, Eduardo Cabrita, Augusto Santos Silva e Fernando Medina.

Sobre este tema, e depois de muitas críticas nas redes sociais, Bruno Horta Soares disse ao jornal online Observador que se tratou apenas de “uma brincadeira”.

“Tem como intenção a desvalorização de tudo o que esteve à volta disso. É a única coisa que conseguem criticar no que aconteceu ontem, seria como encontrar uma máscara no chão e avaliar o arraial por isso. Foi um dia muito alegre, as pessoas divertiram-se e esse jogo foi simplesmente isto: uma brincadeira num dia de muita alegria, de muita esperança”, declarou.

“Fico contente quando a única coisa a apontar a um arraial que tinha uma logística com aquela complexidade é uma brincadeira de uma barraquinha. Só demonstra que tudo o resto funcionou bem“, considerou ainda.

O líder do PSD, Rui Rio, já usou a sua conta do Twitter para criticar o arraial comício dos liberais.

“Como é possível a IL ter criticado o PCP e agora ainda fazer pior do que os comunistas?
Para vencermos a covid-19 temos de ter todos respeito pelos outros e sentido de responsabilidade. Assim, não! A arrogância não é arma contra a pandemia, nem a favor da recuperação económica”, escreveu.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Liberdade! Liberdade para infetar e ser infetado! Mas não se preocupem IL (e outros)!… O Marcelo já disse que, com ele, “não vai haver volta atrás” no desconfinamento”” e eu acrescento… Morra quem morrer!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.