/

Maiores de 43 anos já podem agendar vacina contra a covid-19

Georgi Licovski / EPA

Quem tem mais de 43 anos já pode marcar a toma da vacina contra a covid-19 no portal de auto-agendamento da Direção-Geral da Saúde.

Até esta segunda-feira, o auto-agendamento estava apenas disponível para quem tem mais de 45 anos.

O calendário estabelecido pela task force prevê ainda que, em breve, seja possível o auto-agendamento para pessoas na faixa etária entre os 30 e os 39 anos.

Desde domingo, dia 6 de Junho, que as pessoas da faixa etária dos 40 aos 49 anos começaram a ser convocadas por mensagem ou chamada para receberem a vacina, segundo confirmou ao Público fonte da task force para o plano de vacinação contra a covid-19.

A data bate certo com aquilo que estava previsto e “na maioria” dos centros de vacinação já estão a ser chamados utentes com mais de 40 anos, por ordem decrescente.

A ministra da Saúde disse esta segunda-feira que Portugal está a “avançar no processo de vacinação para faixas etárias mais jovens”, depois de questionada pelos jornalistas sobre a possibilidade de vacinar crianças e jovens a partir dos 12 anos, após uma visita à Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha.

“Com a decisão das entidades europeias de vacinação de [autorizar a vacinação contra a covid-19 de] adolescentes, temos um caminho para continuar a fazer“, rematou.

“Agora vamos continuar, como o senhor vice-almirante tantas vezes tem explicado, a abrir novas faixas etárias de vacinação com a expectativa de que tenhamos, de facto, estas faixas mais jovens a poderem auto-agendar algures em julho”, disse, acrescentando que “é uma questão de tempo” até serem vacinadas, referiu a governante.

Em Portugal, a pandemia de covid-19 já provocou 17 036 mortos entre os 853 034 casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.