/

FDA avisa: não coma cigarras se for alérgico a frutos do mar

vpickering / Flickr

Cigarra Brood X

As cigarras surgiram este ano em todo o leste dos Estados Unidos, mas se tem alergia a frutos do mar, é melhor evitar comer os insetos.

À medida que as cigarras começam a surgir nos Estados Unidos, os amantes de gastronomia mais aventureiros olham para estes insetos com outros olhos.

Recentemente, a Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora do medicamento dos Estados Unidos, avisou que, como as cigarras são parentes dos crustáceos, devem ser evitadas pelas pessoas que são alérgicas a frutos do mar.

O aviso da FDA surge na mesma altura em que as cigarras Brood X emergem do solo no seu ciclo regular de 17 anos.

O The New York Times avança que estes insetos do tamanho de camarões, com olhos redondos e asas quase translúcidas estão a ser preparados por chefs profissionais e em várias casas norte-americanas.

Os pitéus variam: uns gostam das cigarras fritas, outros preferem comê-las na salada Caesar. Além de não conterem glúten, são ricas em proteínas e pobres em gorduras e em hidratos de carbono.

No entanto, como os insetos e os crustáceos pertencem à família dos artrópodes, pessoas com alergia podem desenvolver reações alérgicas a insetos comestíveis.

Segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, os potenciais riscos alergénicos associados aos insetos comestíveis ainda precisam de mais investigações. De qualquer das formas, mais vale prevenir do que remediar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.