/

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

25

CML

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores porque o email se perdeu.

Segundo o que o Público conseguiu apurar, afinal, a câmara de Lisboa recebeu o parecer negativo da PSP que defendia que a autarquia deveria recusar a instalação de um ecrã gigante para transmitir o jogo Sporting-Boavista, que decorreu na passada terça-feira à noite, no exterior do estádio de Alvalade.

No entanto, o parecer esteve “perdido no circuito interno” do município até quinta-feira, dois dias após a realização do evento.

Em declarações ao jornal Público, Pedro Sales, assessor de imprensa da câmara, referiu o “quarto e-mail” enviado pela PSP à autarquia, na segunda-feira às 20h43, sobre a “manifestação” organizada pela Juventude Leonina “só foi descoberto na quinta-feira”.

Nesse mesmo dia, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, falou do assunto numa conferência de imprensa em que insistiu que desconhecia qualquer parecer negativo das autoridades.

“Se o há eu não o conheço e se o há deve ser dirigido à polícia ou ao MAI porque a câmara não tem nada a ver com a autorização da manifestação”, referiu o autarca.

Pedro Sales tem a mesma opinião do autarca, porém, acabou por reconhecer que a câmara funciona normalmente como intermediária entre os promotores da reunião e a PSP, o que também aconteceu neste caso.

Ainda assim, os vários e-mails a que o Público teve acesso, trocados entre a principal claque sportinguista, a câmara e a PSP, mostram que os organizadores tanto foram contactados diretamente por aquela força de segurança como pela câmara.

A Juventude Leonina, claque que organizou o evento de celebração do título, garantiu ter informado as entidades relevantes, nomeadamente ao “gabinete de apoio do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, à Direção-Geral da Saúde, às forças de segurança e demais instituições envolvidas”.

Apesar do palco, ecrãs para ver o jogo, música e bebidas, a Juve Leo realizou a concentração nas imediações do estádio invocando que se trataria de uma “manifestação” que iria decorrer entre as 14h00 e as 23h00.

O primeiro email a avisar dos festejos surgiu a 7 de maio, quando Rui Ferreira, um membro da Juve Leo, comunicou ao gabinete de apoio de Fernando Medina e em simultâneo à Unidade Especial de Informações Desportivas do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP sobre a sua intenção.

O Núcleo de Operações do Cometlis respondeu avisando os promotores que a comunicação não cumpria um dos requisitos previstos no decreto-lei das manifestações. Uma hora mais tarde é a própria câmara que avisa igualmente os organizadores do parecer dado pela PSP.

Estes informam no mesmo dia, o gabinete de apoio ao presidente da câmara e o Cometlis que o objeto da manifestação era o “apoio à equipa do Sporting Clube de Portugal, tendo em vista o momento atual”.

Assim, o Cometlis envia uma primeira posição ao gabinete de apoio à presidência em que pede à autarquia para proceder à “notificação dos promotores” para a necessidade do cumprimento do uso de máscara e demais medidas sanitárias recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

“Tendo em conta o comunicado pelos promotores (…) é nosso entendimento e nosso parecer que o mesmo deve ser recusado pela CM Lisboa, uma vez que tal facto propiciará ajuntamentos naquele local”, pode ler-se no email ao qual o Público teve acesso.

Ao Público, o vice-presidente do Sindicato Nacional de Oficiais da Polícia, Bruno Pereira, garante que “a câmara foi redundantemente alertada para o parecer negativo”. O comissário afirma que na terça-feira, apesar das insistências, a PSP ficou a aguardar a resposta da câmara, que nunca chegou.

Sobre por que motivo a PSP não informou diretamente os promotores do seu parecer negativo, Bruno Pereira, afirma que era a câmara que tinha que tomar uma posição, mas Medina discorda.

Já Pedro Sales admite que normalmente é a autarquia que serve de intermediária entre a PSP e os promotores das manifestações, por isso tal só aconteceu porque o email se perdeu.

Moedas acusa Medina de mentir

Carlos Moedas acusa Fernando Medina de ter mentido sobre os festejos dos adeptos do Sporting. O candidato do PSD considera que o autarca deve um pedido de desculpas aos lisboetas.

Numa nota à qual a Renascença teve acesso, Moedas recorre às declarações feitas no programa “Sexta às 9”, da RTP, para dizer que confirmam “o que mais temíamos”.

“Fernando Medina mentiu sobre os pareceres da PSP e mentiu quanto à possibilidade de poder ter apresentado uma alternativa para que os festejos dos adeptos do Sporting se realizassem em segurança”, acusa.

Para o candidato do PSD, “Medina deve, no mínimo, um pedido de desculpas público a todos os Lisboetas. Pelo que deixou acontecer e, não menos, por ter tentado enganar os Lisboetas acerca das responsabilidades que não quis assumir e procurou atirar para outros.”

Aproveita para sublinhar que irá sempre assumir as suas responsabilidades e com transparência. “Se errar e tiver de pedir desculpa aos Lisboetas, é o que farei”, conclui.

ZAP //

25 Comments

  1. Falta estofo e humildade democrática a Medina. Tal como à maioria dos políticos da nossa praça.
    E que tal: “Errei. Peço desculpa. Avaliei mal a situação. Pareceu-me que dando aos adeptos o que eles queriam, a situação não se descontrolasse e as regras fossem cumpridas.”?

    • Não se trata de humildade democrática. Trata-se de mentir e não ter permitido provavelmente para não contraiar os adeptos e possíveis eleitores. O homem é mentiroso, é incompetente e deu azo a uma situação que pôs em causa a saúde pública.

  2. quando toca a responsabilidades os do PS saltam Sempre fora, nunca são responsaveis, acontece Sempre alguma coisa. É para ver os politicos q temos – M—-, Incompetentes, Irresponsaveis. Depois falam do Povo, eles politicos / governantes deviam dar o exemplo pela Positiva , mas eles nãoooo.

    • É… “os do PS saltam Sempre fora”. Hmmmm…. Eu lembro-me de um tipo que, vendo a situação mal parada em Portugal, decidiu renunciar ao cargo e ir para outro mais bem pago e no estrangerio. Era um tipo do PSD!!! O cargo era a de Primeiro Ministro!… de Portugal! Chamava-se Durão Barroso, também conhecido por “cherne”. É… A memória é fraca

      • Também me lembro de um chamado Guterres que logo que pode, pôs-se ao fresco, abandonou a governação deixando Portugal entregue aos ratos enquanto ele aguardava pelo tacho na ONU onde quer continuar nos próximos anos ao qual já se vai recandidatar porque o tacho é bom, pagam-lhe bem e ele terá uma rica reforma, um dia!
        Quando falar dos outros, olhe para a sua casa, porque na realidade são todos iguais mas eu até acho e não sou só eu, que os xuxas são ”especialistas” na corrupção.

      • Essa memória já está bastante “cansada”…
        Podias ter consultado o Google – mas não era a mesma coisa!…
        O Guiterres esteve 7 anos no governo e saiu no segundo mandato (onde não tinha maioria absoluta) e, só anos mais tarde, foi para a ONU.
        Bem diferente é o caso do Furão que, pouco depois de vencer as eleições (em coligação com com o Paulinho das Feiras) e com maioria absoluta, abandonou o governo e o país para ir diretamente para um tacho na UE!
        Mais xuxa que o Furão deve ser difícil e encontrar…

      • Oh “EU”, mas o Durão pôs previamente a questão ao Sampaio que o apoiou nessa decisão. Esqueceste-te desta parte, porquê?

      • È… e entretanto houve outro, que largou a pasta da finanças com o país a descambar e abalou para outro cargo mais apelativo e que lhe rende mais no fim do mês… Sim, estamos a falar do Mário Centeno…

  3. Está no ADN dos socialistas. E se quer aspirar a secretário-geral só tem que fazer o mesmo que o chefe. Haja decoro…

    • Pois… haja decoro, concerteza. Mas também haja honestidade! Quando se acusa só os “socialistas” de terem um certo “tipo” de ADN, é desonesto não mencionar que esse ADN também é comum no PSD e CDS (isto sem falar dos outros, claro!)

      • São? tem a certeza? Então devia contatar as autoridades e dizer o que sabe. é que parece que você é o único com tal “informação”.

  4. Mas é claro, ele se comportar exactamente como o seu anterior chefe na Autarquia de Lisboa, o actual 1º ministro, a culpa era/ é sempre dos outros. Só para recordar o espécime, num determinado ano antes de sair da Câmara para se candidatar ao cargo de 1ºministro, sem ganhar as eleições, quando choveu copiosamente na capital, a culpa foi do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vulgo IPMA. Passada uma semana, a capital voltou a ficar inundada e dessa vez, a razão era de não haver solução para o alagamento de Lisboa quando chove um pouco mais. Assim, este Medina como não tem o patrão, passou a ser ele o ‘passa culpas’. Aprendeu bem e rápido a lição e, é isto que mais uma vez olhamos com tristeza para a qualidade dos abutres que nos governam.

  5. É só Política Partidária, tudo de mau gosto para um final muito Perigoso, com a política partidária dentro da Polícia, nas Forças Armadas, se calhar até nos fará bem voltar à ditadura, na imprensa de redes sociais já quase todos usam o lápis vermelho, as Televisões não prestam, só fazem política partidária, perdemos a RTP como uma Televisão Nacional, o Povo também já não quer saber de política, se calhar estamos a chegar ao ponto de viragem.

  6. Para a caça ao voto vale tudo. São estes os políticos que temos. Mas a culpa é de quem vota neles. Agora comam-nos…

  7. O email perdeu-se na Câmara! Vejam lá como anda a bandalheira protagonizada por Medina. Este gajo já não tem condições para ser o timoneiro de Lisboa. Está frouxo e ultrapassado. Atualmente é um autêntico verbo de encher. A capital precisa, urgentemente, de uma lufada de ar ar fresco, independentemente do quadrante de onde ele venha.

    • A classe política portuguesa está de rastos. Muito fraquinhos, muito ignorantes, muito corruptos. É urgente que esta nulidade de políticos seja varrida, para que Portugal possa encontrar os caminhos do bem-estar e progresso do povo e do país.

  8. Em época de eleições não vamos desperdiçar votos… faço-me de esquecido, o SCP festeja como quiser e depois mentimos e sacudimos a água do capote para cima de quem não se consegue defender: a PSP.

    O PS no seu melhor.

  9. (…) Infelizmente este senhor “MEDINA” é cego, já não vê o que se passa. Só pensa que com a habilidade saloia que demonstra, ir colher votos para a Câmara. Mas, para isso pode ter favorecido o agravamento da pandemia em lisboa. É uma vergonha de político, Devia desisstir da recandidatura. É o mínimo que pode fazer…, na política não vale tudo e muito menos brincar com a saúde das pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.