/

Semáforos e distanciamento. Época balnear arranca a 15 de maio (mas regras são para manter)

Luís Forra / Lusa

Este ano, a época balnear arranca a 15 de maio e estende-se até final de outubro, à semelhança do que ocorria em anos anteriores à pandemia. Contudo, as regras do verão passado vão ser para manter.

No ano passado, a época balnear começou a 6 de junho. Este ano, Portugal regressa às datas pré-pandemia, iniciando a época a 15 de maio. De acordo com o Jornal de Notícias, esta antecipação deve-se à confiança e sucesso das medidas que estiveram em vigor nas praias no ano passado.

Estas medidas vão voltar a ser implantadas este ano, com o regresso dos semáforos que ditam a ocupação nas praias e o distanciamento físico entre grupos no areal e entre mesas nas esplanadas.

Cascais, Albufeira e algumas praias em Lagoa vão ter o dispositivo de assistência a banhistas a partir de 15 de maio. No início de junho, é a vez das praias da Costa da Caparica e algumas no Litoral Alentejano, como a Comporta.

No Norte, haverá nadadores-salvadores a partir do dia 12 de junho nalgumas praias, como é o caso de Matosinhos, Gaia e Vila do Conde. Esta também será a data para praias da zona da serra da Arrábida, Sintra ou Mafra.

Segundo o semanário Expresso, o decreto-lei que define quais as águas balneares com qualidade e as respetivas datas de abertura da época de ida a banhos por concelhos ainda está em “acertos finais” nas mãos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O JN adianta que a aplicação Infopraia continuará a funcionar, o sistema semafórico vai voltar e, no areal, continuará a obrigatoriedade de distanciamento de 1,5 metros entre grupos e uso de máscara nos bares de praia e esplanadas.

Uma diferença em relação ao ano passado, adianta o Expresso esta quinta-feira, passa pelo aluguer de material lúdico, como canoas ou gaivotas para passeio, que volta a ser permitido. Além disso, o aluguer de toldos, colmos ou barracas de praia vai deixar de ter o limite de “manhã ou tarde”.

“A medida trazia dificuldades aos concessionários, não só para o negócio como para a higienização dos equipamentos”, disse o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro. “Independentemente desta alteração e da esperança na imunidade de grupo que pode chegar este verão, temos de continuar a manter as devidas cautelas”.

Já João Carreira, presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, disse ao JN que “no ano passado correu tudo muito bem e este ano será igual”. “Como concessionários, somos a linha da frente do turismo e temos todo o interesse em aplicar as regras como o distanciamento entre mesas nas esplanadas e de toalhas no areal”.

Na próxima quarta-feira, está prevista uma reunião nacional dos concessionários sobre a reabertura da época balnear.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.