Semáforos e distanciamento. Época balnear arranca a 15 de maio (mas regras são para manter)

Luís Forra / Lusa

Este ano, a época balnear arranca a 15 de maio e estende-se até final de outubro, à semelhança do que ocorria em anos anteriores à pandemia. Contudo, as regras do verão passado vão ser para manter.

No ano passado, a época balnear começou a 6 de junho. Este ano, Portugal regressa às datas pré-pandemia, iniciando a época a 15 de maio. De acordo com o Jornal de Notícias, esta antecipação deve-se à confiança e sucesso das medidas que estiveram em vigor nas praias no ano passado.

Estas medidas vão voltar a ser implantadas este ano, com o regresso dos semáforos que ditam a ocupação nas praias e o distanciamento físico entre grupos no areal e entre mesas nas esplanadas.

Cascais, Albufeira e algumas praias em Lagoa vão ter o dispositivo de assistência a banhistas a partir de 15 de maio. No início de junho, é a vez das praias da Costa da Caparica e algumas no Litoral Alentejano, como a Comporta.

No Norte, haverá nadadores-salvadores a partir do dia 12 de junho nalgumas praias, como é o caso de Matosinhos, Gaia e Vila do Conde. Esta também será a data para praias da zona da serra da Arrábida, Sintra ou Mafra.

Segundo o semanário Expresso, o decreto-lei que define quais as águas balneares com qualidade e as respetivas datas de abertura da época de ida a banhos por concelhos ainda está em “acertos finais” nas mãos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O JN adianta que a aplicação Infopraia continuará a funcionar, o sistema semafórico vai voltar e, no areal, continuará a obrigatoriedade de distanciamento de 1,5 metros entre grupos e uso de máscara nos bares de praia e esplanadas.

Uma diferença em relação ao ano passado, adianta o Expresso esta quinta-feira, passa pelo aluguer de material lúdico, como canoas ou gaivotas para passeio, que volta a ser permitido. Além disso, o aluguer de toldos, colmos ou barracas de praia vai deixar de ter o limite de “manhã ou tarde”.

“A medida trazia dificuldades aos concessionários, não só para o negócio como para a higienização dos equipamentos”, disse o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro. “Independentemente desta alteração e da esperança na imunidade de grupo que pode chegar este verão, temos de continuar a manter as devidas cautelas”.

Já João Carreira, presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, disse ao JN que “no ano passado correu tudo muito bem e este ano será igual”. “Como concessionários, somos a linha da frente do turismo e temos todo o interesse em aplicar as regras como o distanciamento entre mesas nas esplanadas e de toalhas no areal”.

Na próxima quarta-feira, está prevista uma reunião nacional dos concessionários sobre a reabertura da época balnear.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …