Semáforos e distanciamento. Época balnear arranca a 15 de maio (mas regras são para manter)

Luís Forra / Lusa

Este ano, a época balnear arranca a 15 de maio e estende-se até final de outubro, à semelhança do que ocorria em anos anteriores à pandemia. Contudo, as regras do verão passado vão ser para manter.

No ano passado, a época balnear começou a 6 de junho. Este ano, Portugal regressa às datas pré-pandemia, iniciando a época a 15 de maio. De acordo com o Jornal de Notícias, esta antecipação deve-se à confiança e sucesso das medidas que estiveram em vigor nas praias no ano passado.

Estas medidas vão voltar a ser implantadas este ano, com o regresso dos semáforos que ditam a ocupação nas praias e o distanciamento físico entre grupos no areal e entre mesas nas esplanadas.



Cascais, Albufeira e algumas praias em Lagoa vão ter o dispositivo de assistência a banhistas a partir de 15 de maio. No início de junho, é a vez das praias da Costa da Caparica e algumas no Litoral Alentejano, como a Comporta.

No Norte, haverá nadadores-salvadores a partir do dia 12 de junho nalgumas praias, como é o caso de Matosinhos, Gaia e Vila do Conde. Esta também será a data para praias da zona da serra da Arrábida, Sintra ou Mafra.

Segundo o semanário Expresso, o decreto-lei que define quais as águas balneares com qualidade e as respetivas datas de abertura da época de ida a banhos por concelhos ainda está em “acertos finais” nas mãos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O JN adianta que a aplicação Infopraia continuará a funcionar, o sistema semafórico vai voltar e, no areal, continuará a obrigatoriedade de distanciamento de 1,5 metros entre grupos e uso de máscara nos bares de praia e esplanadas.

Uma diferença em relação ao ano passado, adianta o Expresso esta quinta-feira, passa pelo aluguer de material lúdico, como canoas ou gaivotas para passeio, que volta a ser permitido. Além disso, o aluguer de toldos, colmos ou barracas de praia vai deixar de ter o limite de “manhã ou tarde”.

“A medida trazia dificuldades aos concessionários, não só para o negócio como para a higienização dos equipamentos”, disse o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro. “Independentemente desta alteração e da esperança na imunidade de grupo que pode chegar este verão, temos de continuar a manter as devidas cautelas”.

Já João Carreira, presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, disse ao JN que “no ano passado correu tudo muito bem e este ano será igual”. “Como concessionários, somos a linha da frente do turismo e temos todo o interesse em aplicar as regras como o distanciamento entre mesas nas esplanadas e de toalhas no areal”.

Na próxima quarta-feira, está prevista uma reunião nacional dos concessionários sobre a reabertura da época balnear.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …