O juiz Rui Fonseca e Castro, suspenso pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) pelas posições contra o Estado de Emergência, desafiou o Diretor Nacional da PSP para um combate de MMA (Mixed Martial Arts).
O apelo foi divulgado na noite de domingo, em mais um vídeo divulgado pelo juiz de Odemira na página do Facebook Habeas Corpus.
O juiz acusa Magina da Silva de ser “um maroto” por o ter “monitorizado desde o verão” através de uma “vigilância ilegal” e diz que vai apresentar queixa contra o Diretor Nacional da PSP.
De recordar que há uma semana, na sequência de um apelo do juiz Rui Fonseca e Castro para os cidadão contestarem a atuação das forças policiais, Magina da Silva apresentou queixa crime em nome de todos os polícias.
Rui Fonseca e Castro, que exerceu advocacia antes de entrar para a magistratura, já pertenceu ao grupo “Juristas Pela Verdade” e agora manifesta a suas opiniões numa página de Facebook, denominada Habeas Corpus.
O juiz é acusado de incentivar os cidadãos a fazer queixa das forças de segurança contra as “graves restrições ao exercício de direitos, liberdades e garantias” no contexto das medidas do estado de emergência e por isso o Conselho Superior da Magistratura (CSM) suspendeu-o preventivamente.
A decisão, tomada em tempo recorde, deve-se à conduta “prejudicial e incompatível com o prestígio e a dignidade da função judicial”.
Rui Fonseca e Castro reagiu nas redes sociais: “É uma decisão que não me apanha desprevenido. Vou continuar a falar, na qualidade de juiz, vou ter mais tempo disponível para ajudar a população a fazer valer os seus direitos”, garantiu.
Antes de ser suspenso, Rui Fonseca e Castro, interrompeu um julgamento por querer impor o não uso de máscara, o que não foi aceite pelo magistrado do Ministério Público.
Só faltava esta!…..Este Ilustre Juiz a querer dar uma tareia numa Autoridade Policial . Mas enfim onde e em que sitio é que esta (ameaça) foi proferida por este “falta de Juízo” ???