Juiz anti-confinamento suspenso pelo Conselho da Magistratura

3

Facebook

Rui Fonseca e Castro, membro dos Juristas pela Verdade

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) suspendeu preventivamente o juiz do Tribunal de Odemira que ficou conhecido por declarações negacionistas sobre o uso de máscaras e o confinamento.

Na decisão do Conselho Superior da Magistratura, a que a agência Lusa teve acesso, o inspetor responsável pelo inquérito disciplinar refere que a conduta imputada ao juiz/arguido “se mostra prejudicial e incompatível com o prestígio e a dignidade da função judicial”, opinião partilhada pelo vice-presidente do conselho que determinou a suspensão do magistrado.

Além da suspensão preventiva, o órgão de gestão e disciplina dos juízes decidiu ainda abrir um processo disciplinar ao magistrado.

Rui Fonseca e Castro, que exerceu advocacia antes de entrar para a magistratura, já pertenceu ao grupo “Juristas Pela Verdade” e agora manifesta a suas opiniões numa página de Facebook, denominada Habeas Corpus.

O magistrado é acusado de incentivar os cidadãos a fazer queixa das forças de segurança contra as “graves restrições ao exercício de direitos, liberdades e garantias” no contexto das medidas do estado de emergência.

Entretanto, num vídeo publicado naquela rede social, Fonseca e Castro afirmou que vai “continuar a falar na qualidade de juiz” e que terá “mais tempo para ajudar a população a ficar consciente dos seus direitos e a fazer valer os seus direitos”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Muito bem!
    Agora o maluquinho já vai ter mais tempo para fazer de pastor no Facebook… deve ter sido isso que andou a aprender enquanto advogado no Brasil… pena não ter ficado por lá, ao lado do Bolsonabo!…

      • Eheheheheee… entretanto este alucinado volta para o Brasil e, com um “chamamento divino”, ainda acaba ministro da justiça do Bolsonabo!..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.