//

Um drift no gelo. Supercarro elétrico de quatro motores faz testes de inverno em lago congelado

Na semana passada, a startup EV Drako Motors anunciou que esteve no Colorado e no Texas, nos Estados Unidos, a fazer testes de inverno com o supercarro elétrico GTE. Ao volante estiveram os pilotos Andy Pilgrim e David Hackl.

A EV Drako Motors divulgou vídeos do supercarro elétrico GTE a fazer drifting numa pista coberta de neve e num lago congelado de alta altitude.

De acordo com o CNET, os testes feitos com os pilotos profissionais Andy Pilgrim e David Hackl têm como objetivo mostrar a tecnologia DriveOS, que controla os quatro motores do automóvel para maximizar o desempenho e a aderência, mesmo em situações bastante extremas – como neve e gelo.

A primeira paragem do GTE foi em Steamboat Springs, no Colorado. O ex-piloto de Le Mans e ex-campeão do World Challenge, Andy Pilgrim, percorreu um circuito coberto por uma superfície de neve bastante profunda e irregular, mais de dois mil metros acima do nível da água do mar.

A segunda parte do teste foi realizada no lago congelado de Georgetown, mais de 2.500 metros acima do nível do mar, com David Hackl ao volante. O piloto de Pikes Peak fez algumas manobras radicais, como drift (uma técnica que consiste em deslizar nas curvas, deixando escapar a traseira do carro).

Na neve, este tipo de manobras são complicadas de realizar: a maioria dos carros de combustão interna lutam para “respirar”, enquanto a maioria dos EVs tem dificuldade em lidar com temperaturas abaixo de zero.

De acordo com a Drako, o GTE “lidou com calma” em todos os testes de inverno feitos pela empresa. Ainda assim, a startup não forneceu dados específicos sobre os efeitos da temperatura na vida da bateria ou dos motores, pelo que é difícil confirmar estas afirmações.

Este supercarro elétrico tem 1.200 cavalos de potência, bateria de 90 kWh e atinge uma velocidade máxima de 331 km/h. A startup começou a produção do automóvel este ano e planeia produzir 25 unidades por mais de um milhão de euros cada.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.