Um drift no gelo. Supercarro elétrico de quatro motores faz testes de inverno em lago congelado

Na semana passada, a startup EV Drako Motors anunciou que esteve no Colorado e no Texas, nos Estados Unidos, a fazer testes de inverno com o supercarro elétrico GTE. Ao volante estiveram os pilotos Andy Pilgrim e David Hackl.

A EV Drako Motors divulgou vídeos do supercarro elétrico GTE a fazer drifting numa pista coberta de neve e num lago congelado de alta altitude.

De acordo com o CNET, os testes feitos com os pilotos profissionais Andy Pilgrim e David Hackl têm como objetivo mostrar a tecnologia DriveOS, que controla os quatro motores do automóvel para maximizar o desempenho e a aderência, mesmo em situações bastante extremas – como neve e gelo.

A primeira paragem do GTE foi em Steamboat Springs, no Colorado. O ex-piloto de Le Mans e ex-campeão do World Challenge, Andy Pilgrim, percorreu um circuito coberto por uma superfície de neve bastante profunda e irregular, mais de dois mil metros acima do nível da água do mar.

A segunda parte do teste foi realizada no lago congelado de Georgetown, mais de 2.500 metros acima do nível do mar, com David Hackl ao volante. O piloto de Pikes Peak fez algumas manobras radicais, como drift (uma técnica que consiste em deslizar nas curvas, deixando escapar a traseira do carro).

Na neve, este tipo de manobras são complicadas de realizar: a maioria dos carros de combustão interna lutam para “respirar”, enquanto a maioria dos EVs tem dificuldade em lidar com temperaturas abaixo de zero.

De acordo com a Drako, o GTE “lidou com calma” em todos os testes de inverno feitos pela empresa. Ainda assim, a startup não forneceu dados específicos sobre os efeitos da temperatura na vida da bateria ou dos motores, pelo que é difícil confirmar estas afirmações.

Este supercarro elétrico tem 1.200 cavalos de potência, bateria de 90 kWh e atinge uma velocidade máxima de 331 km/h. A startup começou a produção do automóvel este ano e planeia produzir 25 unidades por mais de um milhão de euros cada.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …