A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos.
O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha, em declarações à cadeia televisiva ZDF. O responsável admitiu que esta recomendação causou problemas na aceitação desta vacina no país.
Numa entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, a chanceler alemã, Angela Merkel já tinha admitido que a vacina está a ser rejeitada por aqueles que estão preocupados com a sua eficácia e segurança.
“Nós nunca criticámos a vacina, só criticámos o facto de não haver dados suficientes sobre a sua eficácia em maiores de 65 anos. A vacina é boa e os novos dados permitem-nos agora uma maior valorização”, disse, acrescentando que o organismo se prepara agora para uma nova recomendação à luz dos novos dados.
Por outro lado, no caso da AstraZeneca, Mertens não descarta a possibilidade de o intervalo entre as duas tomas ser maior no futuro.
Tal como noutros países, também em Portugal a norma emitida pela Direção-geral de Saúde (DGS) desaconselha a utilização desta vacina em cidadãos com mais de 65 anos.
No entanto, a mesma norma também refere que “em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada”. Ou seja, estando só disponível esta vacina ou faltando doses das outras, admite-se a administração da vacina da AstraZeneca aos mais idosos.
Segundo dados do Centro Europeu de Controlo e Prevenção das Doenças (ECDC), 4.849.752 das 6.134.707 doses entregues pela AstraZeneca, ou seja cerca de 80%, não estão a ser administradas nos países da União Europeia.
O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) da Organização Mundial de Saúde (OMS) já defendeu que a vacina da AstraZeneca pode ser administrada a pessoas com mais de 65 anos.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Alguém me pode explicar do porque ainda andarem a vacinar pessoas com esta vacina? Se esta provado que não funciona com as novas variantes…. Dinheiro mal gasto…. Para os velhotes pode ser mas para a Merkel já não presta.