Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

1

Christian Bruna / EPA

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos.

O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha, em declarações à cadeia televisiva ZDF. O responsável admitiu que esta recomendação causou problemas na aceitação desta vacina no país.

Numa entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, a chanceler alemã, Angela Merkel já tinha admitido que a vacina está a ser rejeitada por aqueles que estão preocupados com a sua eficácia e segurança.

“Nós nunca criticámos a vacina, só criticámos o facto de não haver dados suficientes sobre a sua eficácia em maiores de 65 anos. A vacina é boa e os novos dados permitem-nos agora uma maior valorização”, disse, acrescentando que o organismo se prepara agora para uma nova recomendação à luz dos novos dados.

Por outro lado, no caso da AstraZeneca, Mertens não descarta a possibilidade de o intervalo entre as duas tomas ser maior no futuro.

Tal como noutros países, também em Portugal a norma emitida pela Direção-geral de Saúde (DGS) desaconselha a utilização desta vacina em cidadãos com mais de 65 anos.

No entanto, a mesma norma também refere que “em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada”. Ou seja, estando só disponível esta vacina ou faltando doses das outras, admite-se a administração da vacina da AstraZeneca aos mais idosos.

Segundo dados do Centro Europeu de Controlo e Prevenção das Doenças (ECDC), 4.849.752 das 6.134.707 doses entregues pela AstraZeneca, ou seja cerca de 80%, não estão a ser administradas nos países da União Europeia.

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) da Organização Mundial de Saúde (OMS) já defendeu que a vacina da AstraZeneca pode ser administrada a pessoas com mais de 65 anos.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Alguém me pode explicar do porque ainda andarem a vacinar pessoas com esta vacina? Se esta provado que não funciona com as novas variantes…. Dinheiro mal gasto…. Para os velhotes pode ser mas para a Merkel já não presta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.