/

Impeachment. Trump absolvido da acusação de “incitamento à insurreição”

5

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido este sábado da acusação de “incitamento à insurreição” no julgamento de impeachment de que foi alvo após o ataque ao Capitólio no passado dia 6 de janeiro.

De acordo com o Financial Times, Donald Trump foi absolvido de incitar uma insurreição no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos.

Depois de um julgamento de seis dias, o Senado votou 57 a favor e 43 contra este sábado sobre se Trump era culpado de incitar uma insurreição. Sete republicanos juntaram-se a todos os democratas na votação para condenar o presidente.

Porém, Trump só seria condenado se dois terços dos senadores — 67 dos 100 — votasseem nesse sentido – o que não aconteceu.

Os democratas esperavam condenar o ex-presidente e realizar uma votação por maioria simples para impedi-lo de ocupar um futuro cargo público. Trump não descartou a candidatura à presidência novamente em 2024.

No entanto, com a absolvição de Donald Trump, o Senado não pôde prosseguir para a votação subsequente que, com uma maioria simples, poderia impedi-lo de se voltar a candidatar à Presidência.

A absolvição de Trump era esperada, uma vez que apenas seis dos 50 senadores republicanos votaram a favor de uma moção que afirmava que Trump ainda poderia ser julgado, embora já não estivesse no cargo.

Os republicanos que votaram a favor da condenação de Trump foram Richard Burr, Bill Cassidy, Susan Collins, Lisa Murkowski, Ben Sasse, Mitt Romney e Pat Toomey.

“O movimento histórico, patriótico e belo só começou”

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, banido do Twitter, já fez sair um comunicado com a sua reação à absolvição. “Esta foi mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso País. Nenhum presidente jamais passou por algo semelhante”, escreveu Trump. “O nosso movimento histórico, patriótico e belo ainda só começou”.

O Senado norte-americano aprovou com os votos dos senadores democratas e de alguns republicanos, a continuação do processo judicial de destituição do ex-Presidente.

Trump é o primeiro Presidente dos Estados Unidos a ser sujeito duas vezes a um processo de destituição no mesmo mandato e o único a ser julgado politicamente depois de já ter abandonado o cargo.

O primeiro impeachment foi aprovado pela Câmara dos Representantes, em dezembro de 2019, por abuso de poder e obstrução do Congresso, ao ter pressionado a Ucrânia a lançar uma investigação contra Joe Biden, agora Presidente, e o seu filho Hunter. O Senado acabou por absolver Trump em fevereiro do ano passado.

Maria Campos, ZAP //

5 Comments

    • O quê?! Infundadas? Não viu e ouviu as declarações que deram o “mote” para aquilo que aconteceu? Infundadas? Em que mundo vive?

      O que aconteceu foi que muitos senadores disseram que sim á descupabilização da morte de cinco pessoas, destruição de bens, invasão a uma propriedade “sagrada” e uma mancha na democracia. Esses senadores são tão criminosos como o Trump. Nos EUA o crime compensa.

    • Hahahaaaaa… infundada é a tua inteligência!…
      Acusações completamente fundadas e que levaram a maioria a condenar Trump!!
      Até o líder dos republicanos confirmou que o Trump é, sem qualquer duvida, o culpado moral pelo que aconteceu no Capitólio!!
      Não fosse a politiquice e a necessidade dos 2/3…

  1. Mais uma vez está comprovado, que quem dirige a Politica Mundial são um punhado de “poderosos” que com as astronómicas fortunas, podem tudo comprar. Não haverá Democracias que resistam a corrupção, vigarices de alta escala, impunidades e chantagens !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.