A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) alerta para a possibilidade de haver publicidade enganosa nos canais de televisão generalista que habitualmente apelam para que os telespectadores liguem para um número começado por “760” e se habilitem a ganhar dinheiro.
De acordo com a DECO, nestes passatempos, os prémios correspondem a um cartão VISA, nalguns casos, para usar em lojas específicas sendo que, as cláusulas destes passatempos indicam ainda que não é possível transferir o saldo para outras contas, nem levantar o prémio em numerário. A acrescentar, o saldo deverá ser utilizado no prazo de um ano contado desde a data de emissão.
Depois de contactados por vários leitores a pedir esclarecimentos sobre se se tratará de publicidade enganosa pelo facto do prémio não ser entregue em numerário, a DECO informa que se a informação passada pelas televisões não for clara, poderão não estar a cumprir a lei.
A lei considera publicidade enganosa se “declarar que se organiza um concurso ou uma promoção com prémio sem entregar os prémios descritos ou um equivalente razoável”.
Segundo a DECO, a melhor prática seria a informação aparecer explícita no ecrã e o prémio ser devidamente explicado pelos apresentadores.
A Associação refere ainda que, ao participar, o telespectador deverá ter em atenção o custo das chamadas, regra geral, com um preço fixo, ao qual se soma o IVA.
ZAP
Duma maneira geral tudo o que passa em televisão em Portugal é enganoso desde os discursos e comentários políticos até à publicidade.