//

Suíça retira Portugal da lista de países de risco

A Suíça retirou Portugal da lista vermelha, esta sexta-feira, o que significa que os emigrantes que queiram vir passar o Natal e o Ano Novo já não terão de fazer quarentena no regresso.

“Temos o prazer de confirmar que Portugal já não se encontra na lista de quarentena do Conselho Federal, com efeitos a partir de amanhã. A partir de sábado, as pessoas que entram na Suíça provenientes de Portugal já não têm que fazer quarentena“, pode ler-se na publicação da Embaixada da Suíça em Portugal.

Desta forma, os emigrantes que queiram vir passar o Natal e o Ano Novo em Portugal já não terão de cumprir os dez dias de quarentena no regresso à Suíça.

No início do mês, a Suíça anunciou que ia colocar Portugal nesta lista vermelha, decisão que levou milhares de emigrantes a assinarem uma petição contra a medida, alegando que os dados estavam desatualizados.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, afirmou que estava a tentar reverter a situação, uma vez que a “decisão foi tomada numa altura em que Portugal estava no pico da segunda vaga”.

A governante acrescentou que, atualmente, Portugal tem “menos novos casos por 100 mil habitantes do que tem a Suíça”.

Portugal registou, esta sexta-feira, mais 75 mortes e 4336 novos casos de covid-19. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 366.952 infetados e 5977 óbitos associados à doença.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.