/

Líder do CDS recusa coligações com o Chega (e aponta Cristas como peso pesado para Lisboa)

1

José Coelho / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos desafiou Rui Rio a reeditar a Aliança Democrática para as próximas legislativas e acredita que Assunção Cristas seria um “peso pesado” para Lisboa.

Em entrevista ao Sol, Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, foi claro em sublinhar que o que aconteceu nos Açores fica nos Açores. “O CDS não fará alianças políticas com o partido Chega. Não fará certamente coligações com o Chega“, vaticinou.

Com o objetivo de “salvar” o partido, Rodrigues dos Santos disse estar disponível para reeditar a Aliança Democrática, que uniu o PSD, o CDS e o PPM. “Espero que estes tempos de mudança cheguem ao Continente e se possa reeditar uma Aliança Democrática que no passado deu provas de êxito e deixou boas memórias. Espero que seja possível estabelecer uma plataforma capaz de derrotar o Partido Socialista e oferecer uma proposta sólida e alternativa.”

“Se se entender que esse é o caminho para que o bloco da direita some o maior número de deputados, para que não se desperdicem votos e para que haja um projeto reformista para Portugal, creio que o CDS não dirá que não”, acrescentou o líder partidário.

Na mesma entrevista, o político caracteriza o Orçamento do Estado para 2021, aprovado na quinta-feira, como “canto do cines”. Apesar disso, Francisco Rodrigues dos Santos recusa perspetivar o fim precoce da legislatura.

Já em relação às autárquicas, o presidente do CDS abre a porta a um acordo o mais amplo possível com o PSD. Para a cadeira de Lisboa, aponta um nome: Assunção Cristas, que seria um “peso pesado” para voltar a enfrentar Fernando Medina, sobretudo com “o apoio alargado” das forças de direita.

Por fim, Francisco Rodrigues dos Santos deixa um recado aos críticos internos: “Aqueles que querem tratar da sua vidinha e dos seus negócios, fazer uma política de interesses ou de manutenção do statu quo, mesmo que isso não sirva os interesses do partido, não contam comigo”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.