//

“A Suitable Boy”. Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy (“Um bom partido”). O partido no poder já pediu que as autoridades abrissem uma investigação.

A adaptação de Mira Nair do romance best-seller de Vikram Seth está a criar uma tempestade de revolta na Índia, depois de a série da Netflix ter incluído uma cena na qual uma rapariga hindu beija um rapaz muçulmano, tendo como cenário ao fundo um templo hindu.

A cena acabou por agitar a sociedade indiana. Nas redes sociais começou a circular o apelo a um boicote à Netflix e a juventude partidária do Bharatiya Janata Party (BJP), o partido no poder, que tem sido acusado de leis discriminatórias contra a comunidade muçulmana, apresentou queixa.

Gaurav Tiwari, líder da ala jovem do partido, disse aos jornalistas que a ação judicial é contra Monica Shergill, vice-presidente de conteúdo da Netflix na Índia, e Ambika Khurana, diretora de políticas públicas.

A queixa acusa a Netflix de cometer “atos deliberados ou maliciosos, com a intenção de ultrajar sentimentos religiosos“. Segundo a lei indiana, o crime pode ser punido com pena de prisão de até três anos, multa ou ambos. A Netflix não quis comentar.

Narottam Mishra, ministro do interior da região indiana de Madhya Pradesh, onde a cena foi gravada, pediu também uma investigação policial. “São cenas extremamente obscenas que ofendem os sentimentos de uma região em particular”, justificou.

De acordo com a CNN, tanto os produtores indianos como a realizadora poderão ser alvo de uma investigação criminal.

Desde que o primeiro-ministro Narendra Modi foi reeleito numa vitória esmagadora no ano passado, muitos muçulmanos indianos dizem que a sua ênfase em dar poder à maioria hindu os fez sentir como “cidadãos de segunda classe” no seu próprio país.

A notícia também chega num momento particularmente delicado para os serviços de streaming na Índia. No início deste mês, o Governo anunciou novas regras para media digital: as plataformas de streaming online passam a ser regulamentadas pelo Ministério da Informação e Radiodifusão, o que pode forçar empresas como a Netflix a começar a seguir as mesmas restrições da media tradicional.

A série resulta de uma parceria indiana e britânica e conta com apoio da BBC. A primeira temporada tem seis episódios e está disponível em Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.