“A Suitable Boy”. Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy (“Um bom partido”). O partido no poder já pediu que as autoridades abrissem uma investigação.

A adaptação de Mira Nair do romance best-seller de Vikram Seth está a criar uma tempestade de revolta na Índia, depois de a série da Netflix ter incluído uma cena na qual uma rapariga hindu beija um rapaz muçulmano, tendo como cenário ao fundo um templo hindu.

A cena acabou por agitar a sociedade indiana. Nas redes sociais começou a circular o apelo a um boicote à Netflix e a juventude partidária do Bharatiya Janata Party (BJP), o partido no poder, que tem sido acusado de leis discriminatórias contra a comunidade muçulmana, apresentou queixa.

Gaurav Tiwari, líder da ala jovem do partido, disse aos jornalistas que a ação judicial é contra Monica Shergill, vice-presidente de conteúdo da Netflix na Índia, e Ambika Khurana, diretora de políticas públicas.

A queixa acusa a Netflix de cometer “atos deliberados ou maliciosos, com a intenção de ultrajar sentimentos religiosos“. Segundo a lei indiana, o crime pode ser punido com pena de prisão de até três anos, multa ou ambos. A Netflix não quis comentar.

Narottam Mishra, ministro do interior da região indiana de Madhya Pradesh, onde a cena foi gravada, pediu também uma investigação policial. “São cenas extremamente obscenas que ofendem os sentimentos de uma região em particular”, justificou.

De acordo com a CNN, tanto os produtores indianos como a realizadora poderão ser alvo de uma investigação criminal.

Desde que o primeiro-ministro Narendra Modi foi reeleito numa vitória esmagadora no ano passado, muitos muçulmanos indianos dizem que a sua ênfase em dar poder à maioria hindu os fez sentir como “cidadãos de segunda classe” no seu próprio país.

A notícia também chega num momento particularmente delicado para os serviços de streaming na Índia. No início deste mês, o Governo anunciou novas regras para media digital: as plataformas de streaming online passam a ser regulamentadas pelo Ministério da Informação e Radiodifusão, o que pode forçar empresas como a Netflix a começar a seguir as mesmas restrições da media tradicional.

A série resulta de uma parceria indiana e britânica e conta com apoio da BBC. A primeira temporada tem seis episódios e está disponível em Portugal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

Tal como os humanos, leões também são contagiados pelos bocejos

Uma equipa de cientistas descobriu que tal como nós, humanos, os leões também são sensíveis ao contágio dos bocejos. Tal como explica a revista Newsweek, a ciência tem várias explicações para o porquê de bocejarmos, podendo …

Joana Mortágua volta a ser candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Almada

A deputada Joana Mortágua é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, onde é vereadora desde 2017, adiantou este domingo à Lusa fonte do …

Foram administradas 183 mil vacinas durante o fim de semana

O primeiro-ministro anunciou, no Twitter, que foram administradas 183 mil vacinas este fim de semana. António Costa acredita que, até ao final deste mês, toda a população com mais de 70 anos pode estar vacinada. Este …

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz "indestrutíveis" que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos. Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da …

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …