“A Suitable Boy”. Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy (“Um bom partido”). O partido no poder já pediu que as autoridades abrissem uma investigação.

A adaptação de Mira Nair do romance best-seller de Vikram Seth está a criar uma tempestade de revolta na Índia, depois de a série da Netflix ter incluído uma cena na qual uma rapariga hindu beija um rapaz muçulmano, tendo como cenário ao fundo um templo hindu.

A cena acabou por agitar a sociedade indiana. Nas redes sociais começou a circular o apelo a um boicote à Netflix e a juventude partidária do Bharatiya Janata Party (BJP), o partido no poder, que tem sido acusado de leis discriminatórias contra a comunidade muçulmana, apresentou queixa.

Gaurav Tiwari, líder da ala jovem do partido, disse aos jornalistas que a ação judicial é contra Monica Shergill, vice-presidente de conteúdo da Netflix na Índia, e Ambika Khurana, diretora de políticas públicas.

A queixa acusa a Netflix de cometer “atos deliberados ou maliciosos, com a intenção de ultrajar sentimentos religiosos“. Segundo a lei indiana, o crime pode ser punido com pena de prisão de até três anos, multa ou ambos. A Netflix não quis comentar.



Narottam Mishra, ministro do interior da região indiana de Madhya Pradesh, onde a cena foi gravada, pediu também uma investigação policial. “São cenas extremamente obscenas que ofendem os sentimentos de uma região em particular”, justificou.

De acordo com a CNN, tanto os produtores indianos como a realizadora poderão ser alvo de uma investigação criminal.

Desde que o primeiro-ministro Narendra Modi foi reeleito numa vitória esmagadora no ano passado, muitos muçulmanos indianos dizem que a sua ênfase em dar poder à maioria hindu os fez sentir como “cidadãos de segunda classe” no seu próprio país.

A notícia também chega num momento particularmente delicado para os serviços de streaming na Índia. No início deste mês, o Governo anunciou novas regras para media digital: as plataformas de streaming online passam a ser regulamentadas pelo Ministério da Informação e Radiodifusão, o que pode forçar empresas como a Netflix a começar a seguir as mesmas restrições da media tradicional.

A série resulta de uma parceria indiana e britânica e conta com apoio da BBC. A primeira temporada tem seis episódios e está disponível em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …