“A Suitable Boy”. Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy (“Um bom partido”). O partido no poder já pediu que as autoridades abrissem uma investigação.

A adaptação de Mira Nair do romance best-seller de Vikram Seth está a criar uma tempestade de revolta na Índia, depois de a série da Netflix ter incluído uma cena na qual uma rapariga hindu beija um rapaz muçulmano, tendo como cenário ao fundo um templo hindu.

A cena acabou por agitar a sociedade indiana. Nas redes sociais começou a circular o apelo a um boicote à Netflix e a juventude partidária do Bharatiya Janata Party (BJP), o partido no poder, que tem sido acusado de leis discriminatórias contra a comunidade muçulmana, apresentou queixa.

Gaurav Tiwari, líder da ala jovem do partido, disse aos jornalistas que a ação judicial é contra Monica Shergill, vice-presidente de conteúdo da Netflix na Índia, e Ambika Khurana, diretora de políticas públicas.

A queixa acusa a Netflix de cometer “atos deliberados ou maliciosos, com a intenção de ultrajar sentimentos religiosos“. Segundo a lei indiana, o crime pode ser punido com pena de prisão de até três anos, multa ou ambos. A Netflix não quis comentar.

Narottam Mishra, ministro do interior da região indiana de Madhya Pradesh, onde a cena foi gravada, pediu também uma investigação policial. “São cenas extremamente obscenas que ofendem os sentimentos de uma região em particular”, justificou.

De acordo com a CNN, tanto os produtores indianos como a realizadora poderão ser alvo de uma investigação criminal.

Desde que o primeiro-ministro Narendra Modi foi reeleito numa vitória esmagadora no ano passado, muitos muçulmanos indianos dizem que a sua ênfase em dar poder à maioria hindu os fez sentir como “cidadãos de segunda classe” no seu próprio país.

A notícia também chega num momento particularmente delicado para os serviços de streaming na Índia. No início deste mês, o Governo anunciou novas regras para media digital: as plataformas de streaming online passam a ser regulamentadas pelo Ministério da Informação e Radiodifusão, o que pode forçar empresas como a Netflix a começar a seguir as mesmas restrições da media tradicional.

A série resulta de uma parceria indiana e britânica e conta com apoio da BBC. A primeira temporada tem seis episódios e está disponível em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …