O Lockheed Martin F-22 Raptor é uma aeronave que resulta de um projeto que começou em 1981, mas só entrou ao serviço militar em 2007. A última aeronave saiu das linhas de montagem em 2012 e é conhecida pela sua capacidade de domínio no campo de batalha.
O F-22 Raptor foi pensado para ser um caça de superioridade aérea, mas também tem capacidade de ataque ao solo, guerra eletrónica e inteligência de sinal.
Não só é furtivo o suficiente para se esconder do radar inimigo, como também é manobrável o suficiente para dar ao piloto uma vantagem decisiva no combate no ar. O resultado é a melhor aeronave conhecida em serviço até hoje.
A aeronave oferece uma combinação de sistemas de armas inteligentes, velocidades supersónicas, construção em liga de titânio ultra leve e consciência situacional para os pilotos graças à inteligente tecnologia de fusão de sensores.
Para além disso a aeronave carateriza-se por ter grande agilidade, sendo capaz de tolerar manobras bastante rígidas.
Na execução de vários exercícios de teste, a aeronave destacou-se pela positiva, dominando sempre os céus. Durante um exercício no Alasca em 2006, os franceses acharam que tinham contornado o F-22, mas este continua a ser o “dogfighter” mais temível já desenvolvido.
Em verdadeiros campos de batalha, o avião intercetou uma aeronave russa, lançou bombas na Síria e explodiu ópio no Afeganistão. De várias formas, esta aeronave tem sido útil a nível militar, mas estacionar alguns F-22 numa área específica é uma ação que não é nada fácil devido ao seu porte.
O F-22 permanece em serviço, mas a frota planeada de 750 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos foi reduzida para apenas 187, e provavelmente será assim até 2030 com algumas atualizações que deverão ser aplicadas.
O avião foi o primeiro caça a jato de quinta geração do mundo, diz o New Atlas.
Interessante mas nada de novo (aliás, está descontinuado!) e, a Europa tem um semelhante (e mais barato): Eurofighter Typhoon.
O Eurofighter Typhon não é de 5 geração nem tecnologicamente tão avançado. Ele é rápido manobravel e até bem armado mas o seu rcs é muito maior a sua fusão de sensores bem menos avançada e grande parte deles nem radar aesa tem coisa que até os Rafale franceses têm
4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…
Na ultima vez que estive em Itália, preocupei-me mais em ver italianas.
Responder mais de 6 meses depois para dizer isso… esse teu nome é mesmo à medida!..
Que gracinha, EU, TU, ELE ou quem quer que sejas. Fico na dúvida se te hei de responder num baixo numero de dias, como o teu QI ou num elevado numero de dias, como a quantidade de vezes que deves ter repetido a quarta classe…
4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…
É mesmo? Não sei não vejo nenhuma vantagem no eurofighter em relação ao f22. Não vejo mais manobravel com melhor radar com melhor avionica com melhores armas e até onde sei é marketing para os 2 pois na prática nenhum foi usado em combate real. Pelo menos até onde sei, é o f22 tem sempre o quesito stealth a favor
Ah? Ambos foram usados em combate!!
A vantagem do Europhiter é o preço – faz praticamente os mesmo que o F-22 e é muito mais barato – por isso é que o F-22 foi descontinuando.
A capacidade stealth do F-22 não serve para quase nada, pois ainda não tinha sido apresentado oficialmente e já vários equipamentos de radar o conseguiam detectar!
Com o devido respeito, mas até que se prove o contrário é tanto marketing as capacidades como a desses ditos radares. O b2 spirit já fez um monte de bombardeamentos e sobrevoou montes de radares e nunca foi detectado e a sua assinatura de radar é ligeiramente inferior que a do f22. E até onde sei não há registos de abate por parte tanto do f22 ou do eurofighter.
Não ter sido abatido é muito diferente de não ter sido detectado…
O F-117 também era “invisível aos radares” (tal como o B-2) e, logo na primeira vez que foi usado em combate a sério (na ex- Jugoslávia), foi abatido por um “simples” míssil terra-ar!…
en.wikipedia.org/wiki/1999_F-117A_shootdown