Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche.
Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de asteróides que orbita entre Marte e Júpiter. O mais recente estudo, publicado no dia 26 de outubro no The Planetary Science Journal, indica que o trilionário asteróide é um objeto denso e amplamente metálico que se acredita ser o núcleo remanescente de um planeta que não se formou.
“Já vimos meteoritos de metal, mas Psyche pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel“, disse a cientista planetária Tracy Becker, em comunicado.
“A Terra tem um núcleo metálico, um manto e uma crosta. É possível que, enquanto o protoplaneta Psyche se estava a formar, tenha sido atingido por outro objeto no nosso Sistema Solar e tenha perdido o seu manto e crosta.”
Segundo o Europa Press, a investigadora observou o asteróide em dois pontos específicos da sua rotação, para ver ambos os lados de Psique e para delimitar o máximo possível da observação da superfície em comprimentos de onda ultravioleta (UV).
“Identificamos, pela primeira vez, o que pensamos serem bandas de absorção ultravioleta de óxido de ferro. Esta é uma indicação de que a oxidação está a ocorrer no asteróide, o que pode ser o resultado do vento solar a atingir a superfície”, explicou Becker.
Além disso, a rocha parecia cada vez mais refletiva em comprimentos de onda ultravioleta mais profundos.
O estudo de Becker ocorre no momento em que a NASA se prepara para lançar uma sonda que viajará até ao asteróide, em 2022, como parte de um esforço para compreender a origem dos núcleos planetários.
Asteróides metálicos são relativamente raros no Sistema Solar e os cientistas acreditam que Psyche pode oferecer uma oportunidade única de ver o interior de um planeta.
Missão Psyche
-
21 Dezembro, 2023 Um gato fofinho “viajou” 31 milhões de quilómetros no Espaço
Estou mesmo a ver, depois do Elon Musk, vamos ver a Martifer a lançar-se na atividade aero espacial,