O primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borisov, anunciou este domingo na sua página da rede social Facebook que testou positivo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19 e que apresenta “sintomas leves”.
“Depois de dois testes de PCR [testes usados para confirmar se a pessoa está infetada] sou positivo para a covid-19”, revelou hoje Boyko Borisov, na sua página de Facebook.
O primeiro-ministro da Bulgária afirmou ainda estar a receber “tratamento em casa, segundo o conselho de médicos” e ter apenas “sintomas ligeiros”.
No sábado, o Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou também positivo para o novo coronavírus.
Embora não tenha declarado onde é que Andrzej Duda possa ter sido infetado, o Presidente polaco esteve na segunda-feira num fórum de investimento em Tallin (Estónia), onde se encontrou com o Presidente búlgaro, Rumen Radev, que está em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com alguém infetado no seu próprio país.
A Bulgária registou, na sexta-feira, 1.582 novos casos, um recorde no país, perfazendo um total de 37.889 infetados. Desde o início da pandemia, morreram 1.094 pessoas por covid-19.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 42,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
26 Junho, 2025 Em França fala-se em “ressurgimento da epidemia” de covid-19
-
28 Maio, 2025 Covid-19 está a aumentar em algumas regiões do mundo
-
20 Maio, 2025 Histórico: há novo acordo sobre próximas pandemias (OMS)
-
22 Abril, 2025 A pandemia ia baixar as rendas? 16,6 euros respondem