/

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

António Cotrim / Lusa

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, Marta Temido explicou que se trata de uma medida excecional e temporária.

Não é uma prescrição aleatória, é uma prescrição que é feita baseada e tomada de acordo com um algoritmo previamente validado pela Direção-Geral da Saúde e aplicado estritamente nos termos que está desenhado pelo profissional na linha de saúde 24”.

Marta Temido acrescentou que esta emissão de requisição está prevista para “uma fase mais complexa”, como aquela que se está agora a viver no combate à pandemia.

A ministra disse ainda que esta decisão foi tomada porque há muitas pessoas a dirigir-se aos cuidados de saúde apenas para obter a prescrição do teste e “isso é uma pressão desnecessária no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e adicionalmente pode ter impacto no atraso na realização do teste”.

Na mesma conferência de imprensa, a ministra da Saúde disse que se vive “um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa” e que “os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde”.

Portugal contabilizou esta sexta-feira mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.