/

Braga 3 – 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

1

Hugo Delgado / Lusa

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por 3-0, golos de Wenderson Galeno, Paulinho e Ricardo Horta.

Os números finais mostram que, seguindo a lógica – que às vezes anda arredia do futebol -, só poderia dar triunfo para os da casa.

O jogo explicado em números

  • Muito boa a entrada dos “arsenalistas” em campo, a mostrar de imediato ao que vinham. Futebol autoritário, de domínio, ataque e agressividade à perda da bola eram as receitas que permitiam ao Braga ter, à passagem dos 25 minutos, cerca de 57% de posse de bola e cinco remates (um enquadrado), contra duas tentativas desenquadradas dos gregos.
  • A pressão era grande e, aos 38 minutos, Paulinho descobriu Fransérgio na área, cruzou e o brasileiro cabeceou com muito perigo, com a bola a sair rente ao poste esquerdo da baliza contrária. Foi a melhor ocasião até então. Na resposta, perto do descanso, Nélson Oliveira quase marcou para os visitantes, com um remate cruzado que saiu por cima da barra. Mas antes do apito final, o Braga marcou mesmo. Ricardo Esgaio arrancou um excelente cruzamento da direita e Galeno (44′), de cabeça, colocou a bola onde o guarda-redes Panagiotis Tsintotas não a conseguia ir buscar, ao 12º remate da formação lusa na partida, terceiro enquadrado.
  • Um tento que deu colorido ao amplo domínio dos homens da casa, que foram superiores em tudo, da posse de bola aos momentos ofensivos. E até no melhor em campo ao intervalo, que era Galeno, com um GoalPoint Rating de 6.0, graças
    ao golo e a quatro acções com bola na área contrária.
  • Bom arranque de segundo tempo, com maior equilíbrio e jogadas de perigo de ambos os lados, com os mesmos protagonistas. Por volta da hora de jogo, primeiro foi Galeno a atirar ao lado quando tinha tudo para fazer golo, incluindo o guarda-redes contrário desenquadrado do lance. E a seguir foi Nélson Oliveira a atirar ao lado, quando já todos pensavam que ia ser golo.
  • Por volta dos 70 minutos, o Braga tinha quatro remates contra três, e três enquadrados contra um, bem como 52% de posse. E logo a seguir, Ricardo Horta, isolado, conseguiu atirar por cima da baliza do AEK. Uma perdida grande, mas que deixava a nu as dificuldades dos gregos em lidarem com a velocidade dos homens de Braga. Assim, não espantou o 2-0 aos 78 minutos, desta feita assistência de Galeno para remate cruzado de Paulinho. E ainda antes do final foi este último a servir Ricardo Horta para o 3-0 final, que colocou um selo de justiça plena no resultado.

 

Jogadores em foco

Wenderson Galeno 8.5 – Grande exibição do extremo brasileiro, que fez anos esta quinta-feira (23), foi MVP e está a ter um arranque de época de nível muito elevado. Foi um golo, duas assistências em dois passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em quatro, 90% de eficácia de passe, três dribles completos em sete e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Paulinho 7.3 – Primeiro golo do atacante esta época, ele que foi o melhor marcador bracarense na temporada transacta. Um golo, uma assistência em quatro passes para finalização, dois cruzamentos eficazes (100%) e duas faltas sofridas em zona de perigo foram os principais números do atacante.

Ricardo Horta 6.7 – O autor do derradeiro golo do jogo, Ricardo poderia ter terminado com melhor rating, não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante. Mas fez um belo jogo e, para além do jogo, destaque para dois passes para finalização.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.