Braga 3 – 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

Hugo Delgado / Lusa

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por 3-0, golos de Wenderson Galeno, Paulinho e Ricardo Horta.

Os números finais mostram que, seguindo a lógica – que às vezes anda arredia do futebol -, só poderia dar triunfo para os da casa.

O jogo explicado em números

  • Muito boa a entrada dos “arsenalistas” em campo, a mostrar de imediato ao que vinham. Futebol autoritário, de domínio, ataque e agressividade à perda da bola eram as receitas que permitiam ao Braga ter, à passagem dos 25 minutos, cerca de 57% de posse de bola e cinco remates (um enquadrado), contra duas tentativas desenquadradas dos gregos.
  • A pressão era grande e, aos 38 minutos, Paulinho descobriu Fransérgio na área, cruzou e o brasileiro cabeceou com muito perigo, com a bola a sair rente ao poste esquerdo da baliza contrária. Foi a melhor ocasião até então. Na resposta, perto do descanso, Nélson Oliveira quase marcou para os visitantes, com um remate cruzado que saiu por cima da barra. Mas antes do apito final, o Braga marcou mesmo. Ricardo Esgaio arrancou um excelente cruzamento da direita e Galeno (44′), de cabeça, colocou a bola onde o guarda-redes Panagiotis Tsintotas não a conseguia ir buscar, ao 12º remate da formação lusa na partida, terceiro enquadrado.
  • Um tento que deu colorido ao amplo domínio dos homens da casa, que foram superiores em tudo, da posse de bola aos momentos ofensivos. E até no melhor em campo ao intervalo, que era Galeno, com um GoalPoint Rating de 6.0, graças
    ao golo e a quatro acções com bola na área contrária.
  • Bom arranque de segundo tempo, com maior equilíbrio e jogadas de perigo de ambos os lados, com os mesmos protagonistas. Por volta da hora de jogo, primeiro foi Galeno a atirar ao lado quando tinha tudo para fazer golo, incluindo o guarda-redes contrário desenquadrado do lance. E a seguir foi Nélson Oliveira a atirar ao lado, quando já todos pensavam que ia ser golo.
  • Por volta dos 70 minutos, o Braga tinha quatro remates contra três, e três enquadrados contra um, bem como 52% de posse. E logo a seguir, Ricardo Horta, isolado, conseguiu atirar por cima da baliza do AEK. Uma perdida grande, mas que deixava a nu as dificuldades dos gregos em lidarem com a velocidade dos homens de Braga. Assim, não espantou o 2-0 aos 78 minutos, desta feita assistência de Galeno para remate cruzado de Paulinho. E ainda antes do final foi este último a servir Ricardo Horta para o 3-0 final, que colocou um selo de justiça plena no resultado.

 

Jogadores em foco

Wenderson Galeno 8.5 – Grande exibição do extremo brasileiro, que fez anos esta quinta-feira (23), foi MVP e está a ter um arranque de época de nível muito elevado. Foi um golo, duas assistências em dois passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em quatro, 90% de eficácia de passe, três dribles completos em sete e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Paulinho 7.3 – Primeiro golo do atacante esta época, ele que foi o melhor marcador bracarense na temporada transacta. Um golo, uma assistência em quatro passes para finalização, dois cruzamentos eficazes (100%) e duas faltas sofridas em zona de perigo foram os principais números do atacante.

Ricardo Horta 6.7 – O autor do derradeiro golo do jogo, Ricardo poderia ter terminado com melhor rating, não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante. Mas fez um belo jogo e, para além do jogo, destaque para dois passes para finalização.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …