Braga 3 – 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

Hugo Delgado / Lusa

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por 3-0, golos de Wenderson Galeno, Paulinho e Ricardo Horta.

Os números finais mostram que, seguindo a lógica – que às vezes anda arredia do futebol -, só poderia dar triunfo para os da casa.

O jogo explicado em números

  • Muito boa a entrada dos “arsenalistas” em campo, a mostrar de imediato ao que vinham. Futebol autoritário, de domínio, ataque e agressividade à perda da bola eram as receitas que permitiam ao Braga ter, à passagem dos 25 minutos, cerca de 57% de posse de bola e cinco remates (um enquadrado), contra duas tentativas desenquadradas dos gregos.
  • A pressão era grande e, aos 38 minutos, Paulinho descobriu Fransérgio na área, cruzou e o brasileiro cabeceou com muito perigo, com a bola a sair rente ao poste esquerdo da baliza contrária. Foi a melhor ocasião até então. Na resposta, perto do descanso, Nélson Oliveira quase marcou para os visitantes, com um remate cruzado que saiu por cima da barra. Mas antes do apito final, o Braga marcou mesmo. Ricardo Esgaio arrancou um excelente cruzamento da direita e Galeno (44′), de cabeça, colocou a bola onde o guarda-redes Panagiotis Tsintotas não a conseguia ir buscar, ao 12º remate da formação lusa na partida, terceiro enquadrado.
  • Um tento que deu colorido ao amplo domínio dos homens da casa, que foram superiores em tudo, da posse de bola aos momentos ofensivos. E até no melhor em campo ao intervalo, que era Galeno, com um GoalPoint Rating de 6.0, graças
    ao golo e a quatro acções com bola na área contrária.
  • Bom arranque de segundo tempo, com maior equilíbrio e jogadas de perigo de ambos os lados, com os mesmos protagonistas. Por volta da hora de jogo, primeiro foi Galeno a atirar ao lado quando tinha tudo para fazer golo, incluindo o guarda-redes contrário desenquadrado do lance. E a seguir foi Nélson Oliveira a atirar ao lado, quando já todos pensavam que ia ser golo.
  • Por volta dos 70 minutos, o Braga tinha quatro remates contra três, e três enquadrados contra um, bem como 52% de posse. E logo a seguir, Ricardo Horta, isolado, conseguiu atirar por cima da baliza do AEK. Uma perdida grande, mas que deixava a nu as dificuldades dos gregos em lidarem com a velocidade dos homens de Braga. Assim, não espantou o 2-0 aos 78 minutos, desta feita assistência de Galeno para remate cruzado de Paulinho. E ainda antes do final foi este último a servir Ricardo Horta para o 3-0 final, que colocou um selo de justiça plena no resultado.

 

Jogadores em foco

Wenderson Galeno 8.5 – Grande exibição do extremo brasileiro, que fez anos esta quinta-feira (23), foi MVP e está a ter um arranque de época de nível muito elevado. Foi um golo, duas assistências em dois passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em quatro, 90% de eficácia de passe, três dribles completos em sete e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Paulinho 7.3 – Primeiro golo do atacante esta época, ele que foi o melhor marcador bracarense na temporada transacta. Um golo, uma assistência em quatro passes para finalização, dois cruzamentos eficazes (100%) e duas faltas sofridas em zona de perigo foram os principais números do atacante.

Ricardo Horta 6.7 – O autor do derradeiro golo do jogo, Ricardo poderia ter terminado com melhor rating, não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante. Mas fez um belo jogo e, para além do jogo, destaque para dois passes para finalização.

  // GoalPoint

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …

Ricciardi quer criar banco para regenerar nome da família Espírito Santo

José Maria Ricciardi diz que vai tentar criar um novo banco para "regenerar o nome da família Espírito Santo", baseado num conceito diferente dos bancos clássicos. Em entrevista ao jornal Público, José Maria Ricciardi, ex-administrador do …

Manchester United 0-5 Liverpool: o "mimado" Cristiano deveria ter sido expulso

Resultado histórico, mesmo raro em vários aspectos. "Batemos no fundo", admitiu Solskjær. Pogba foi expulso, Cristiano Ronaldo quase. O resultado deste jogo chegava para escrever uma notícia. O jogo de futebol mais aguardado no Reino Unido, …

O avançado Beto na sua apresentação na Udinese.

De trabalhador do KFC a "Haaland português". Pelo meio, Beto esteve para desistir do futebol

Agora a fazer tremer os defesas adversários em Itália, Beto teve uma vida e carreira atribuladas. Chegou a trabalhar no KFC e "por sorte" não deixou o futebol. Foi um salto gigante, mas não maior do …

Abdalla Hamdok, primeiro-ministro do Sudão

Golpe de Estado no Sudão. Primeiro-ministro e outros líderes detidos e internet cortada em todo o país

A internet e a rede telefónica estão a sofrer cortes no Sudão, que já sofreu uma tentativa de golpe de Estado há poucas semanas. Vários ministros, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, foram detidos. Depois de semanas …

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica na iminência)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …