Braga 3 – 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

Hugo Delgado / Lusa

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por 3-0, golos de Wenderson Galeno, Paulinho e Ricardo Horta.

Os números finais mostram que, seguindo a lógica – que às vezes anda arredia do futebol -, só poderia dar triunfo para os da casa.

O jogo explicado em números

  • Muito boa a entrada dos “arsenalistas” em campo, a mostrar de imediato ao que vinham. Futebol autoritário, de domínio, ataque e agressividade à perda da bola eram as receitas que permitiam ao Braga ter, à passagem dos 25 minutos, cerca de 57% de posse de bola e cinco remates (um enquadrado), contra duas tentativas desenquadradas dos gregos.
  • A pressão era grande e, aos 38 minutos, Paulinho descobriu Fransérgio na área, cruzou e o brasileiro cabeceou com muito perigo, com a bola a sair rente ao poste esquerdo da baliza contrária. Foi a melhor ocasião até então. Na resposta, perto do descanso, Nélson Oliveira quase marcou para os visitantes, com um remate cruzado que saiu por cima da barra. Mas antes do apito final, o Braga marcou mesmo. Ricardo Esgaio arrancou um excelente cruzamento da direita e Galeno (44′), de cabeça, colocou a bola onde o guarda-redes Panagiotis Tsintotas não a conseguia ir buscar, ao 12º remate da formação lusa na partida, terceiro enquadrado.
  • Um tento que deu colorido ao amplo domínio dos homens da casa, que foram superiores em tudo, da posse de bola aos momentos ofensivos. E até no melhor em campo ao intervalo, que era Galeno, com um GoalPoint Rating de 6.0, graças
    ao golo e a quatro acções com bola na área contrária.
  • Bom arranque de segundo tempo, com maior equilíbrio e jogadas de perigo de ambos os lados, com os mesmos protagonistas. Por volta da hora de jogo, primeiro foi Galeno a atirar ao lado quando tinha tudo para fazer golo, incluindo o guarda-redes contrário desenquadrado do lance. E a seguir foi Nélson Oliveira a atirar ao lado, quando já todos pensavam que ia ser golo.
  • Por volta dos 70 minutos, o Braga tinha quatro remates contra três, e três enquadrados contra um, bem como 52% de posse. E logo a seguir, Ricardo Horta, isolado, conseguiu atirar por cima da baliza do AEK. Uma perdida grande, mas que deixava a nu as dificuldades dos gregos em lidarem com a velocidade dos homens de Braga. Assim, não espantou o 2-0 aos 78 minutos, desta feita assistência de Galeno para remate cruzado de Paulinho. E ainda antes do final foi este último a servir Ricardo Horta para o 3-0 final, que colocou um selo de justiça plena no resultado.

 

Jogadores em foco

Wenderson Galeno 8.5 – Grande exibição do extremo brasileiro, que fez anos esta quinta-feira (23), foi MVP e está a ter um arranque de época de nível muito elevado. Foi um golo, duas assistências em dois passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em quatro, 90% de eficácia de passe, três dribles completos em sete e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Paulinho 7.3 – Primeiro golo do atacante esta época, ele que foi o melhor marcador bracarense na temporada transacta. Um golo, uma assistência em quatro passes para finalização, dois cruzamentos eficazes (100%) e duas faltas sofridas em zona de perigo foram os principais números do atacante.

Ricardo Horta 6.7 – O autor do derradeiro golo do jogo, Ricardo poderia ter terminado com melhor rating, não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante. Mas fez um belo jogo e, para além do jogo, destaque para dois passes para finalização.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …