/

Dois alpinistas portugueses morrem nos Picos da Europa

Dois alpinistas percorriam a rota Espolón de los Franceses e caíram “de uma grande altura”.

Esta segunda feira, por volta do meio dia, dois alpinistas portugueses com experiência escalavam numa zona conhecida como Chalet Real, na base da Peña Vieja, a maior montanha da cordilheira da Cantábria, em Espanha, quando caíram de uma “grande altura” e morreram, avança o El País.

O alerta foi dado às 12h45, mas a equipa de resgate não pôde fazer mais do que confirmar o óbito, segundo garantem as autoridades.

De acordo com a SIC, os alpinistas encontravam-se numa zona dos Picos da Europa conhecida como “Espolón de los Franceses”, no município de Camaleño.

“À chegada do helicóptero do Governo da Cantábria, as pessoas afetadas foram localizadas no fundo da pista, onde um médico e um socorrista desceram de grua”, comunicou o 112 da Cantábria.

“O médico confirmou o óbito dos sinistrados e a equipa permaneceu na zona até à chegada do Greim e da aeronave da Guardia Civil, que se encarregou da custódia dos corpos e da sua evacuação”, acrescentaram.

O El País recorda ainda o último acidente mortal nos Picos da Europa, a 22 de março, quando três montanhistas perderam a vida no Parque Natural de Moncayo.

O acidente desta segunda feira aconteceu no mesmo dia em que Portugal conquistou duas quotas no esqui alpino para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, uma masculina e uma feminina. Conta agora com três vagas asseguradas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.