A Kawasaki Heavy Industries revelou, na semana passada, o seu ambicioso Corleo – um robô quadrúpede de dois lugares. Apesar da ambição, deverá demorar 25 anos a estar pronto.
O Corleo é o novo cavalo-robô movido da Kawasaki movido a hidrogénio.
É estranho, mas é real. Podia ser uma brincadeira de 1 de abril… mas o irrisório veículo foi mesmo apresentado no dia 4 de abril na Osaka Kansai Expo, no Japão.
O veículo guiar-se-á sozinho e será capaz de se orientar nos terrenos mais difíceis, graças à visão de IA. O “cavaleiro” só terá de deixar ir.
🇯🇵 Japanese company Kawasaki has unveiled CORLEO, an innovative robotic horse powered by a hydrogen engine and equipped with artificial intelligence.
It constantly analyses the position of both the robot and the rider, ensuring that the rider is securely held in the saddle. pic.twitter.com/w8Lu4CqQEg
— Lord Bebo (@MyLordBebo) April 5, 2025
O especialista da New Atlas estima que este veículo conseguirá “galopar” em todo-o-terreno, a mais de 80 km/h.
Como descreve Loz Blain, o Corleo foi concebido para ser um cavalo-robô, mas “livre de todos os ruídos rudes”.
No vídeo criado para a apresentação, é notável a aptidão do suposto Corleo para saltar de rocha em rocha e correr em terrenos irregulares.
O seu cérebro com Inteligência Artificial (IA) analisará cuidadosamente os passos a dar e escolherá as opções mais seguras. Ao mesmo tempo, responde à linguagem corporal do condutor como principal elemento de controlo.
É um projeto ambicioso. Agora, é preciso passar isto tudo para a realidade.
A empresa japonesa pretende fazer desta mera fantasia uma realidade, nas próximas duas décadas.
Até ao momento, a Kawasaki construiu apenas um protótipo do Corleocapaz de ficar de pé e posar para as fotografias. No entanto, esta é uma ideia que faz parte de um projeto de mobilidade que se deverá cumprir até 2050.