/

Mistério da galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura resolvido

Teymoor Saifollahi / NASA / HST

Galáxia Dragonfly 44

Uma equipa de astrónomos encontrou uma explicação para a estimativa de 99,9% de matéria escura na galáxia fantasma Dragonfly 44.

A Dragonfly 44 é composta por 99,99% de matéria escura, ou seja, 10.000 vezes mais matéria escura do que massa visível, em comparação com as médias estabelecidas por diferentes estudos. Perplexos com esta descoberta, os astrónomos decidiram explorar este objeto e resolveram, finalmente, o mistério.

Uma equipa internacional de astrónomos do Kapteyn Astronomical Institute, da University of Groningen, na Holanda, concluiu que o número total de aglomerados globulares em torno da galáxia – ou seja, o conteúdo da matéria escura -, é muito menor do que o que sugeriam pesquisas anteriores, o que demonstra que esta galáxia não é única, muito menos anómala.

O resultado deste estudo foi publicado recentemente na The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Segundo o Science Alert, a Dragonfly 44 foi descoberta através de um mapeamento profundo do aglomerado Coma. A galáxia chamou desde logo a atenção dos cientistas, dado que a quantidade de matéria escura inferida era quase tão grande quanto a medida na Via Láctea, o equivalente a um bilião de sóis.

No entanto, em vez de ter cerca de 100 mil milhões de estrelas, como é o caso da nossa galáxia, a Dragonfly 44 tem apenas 100 milhões de estrelas, ou seja, mil vezes menos. Isso torna o conteúdo de matéria escura proposto dez mil vezes maior do que o conteúdo estelar.

Se fosse verdade, a galáxia seria um objeto único, com quase 100 vezes mais matéria escura do que o esperado para o número de estrelas que possui.

Contudo, os cientistas descobriram que o número total de aglomerados globulares é de apenas 20 e que a quantidade total de matéria escura no sistema é cerca de 300 vezes a massa luminosa.

“Termos encontrado apenas 20 aglomerados, em comparação com os 80 que se dizia existirem, reduz drasticamente a quantidade de matéria escura que se acredita existir nesta galáxia”, explica o investigador Ignacio Trujillo.

“Com o número de aglomerados globulares que encontramos, a quantidade de matéria escura que a Dragonfly 44 possui está de acordo com o que é esperado para este tipo de galáxia”, rematou.

O número total de aglomerados globulares está relacionado com a massa total das galáxias. Se os cientistas souberem o número de aglomerados globulares, também saberão a quantidade de matéria escura numa galáxia.

“No entanto, não sabemos por que existe uma relação entre o número total de aglomerados globulares e a massa total da galáxia. Este é um facto puramente observacional”, alertou Johan H. Knapen, coautor do artigo científico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.