Descoberta galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura

ICRAR

Impressão de artista das galáxias descobertas na "Zona de Evitamento" por trás da Via Láctea. Esta cena foi criada usando dados posicionais verdadeiros das novas galáxias e povoando aleatoriamente a região com galáxias de tamanhos, tipos e cores diferentes.

Cientistas descobriram uma galáxia que é composta na sua maioria por matéria escura, sendo que apenas 0,01% são estrelas, gases e pó.

Nos inícios de 2015, uma equipa de investigadores liderada por Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, descobriu um grupo de várias galáxias de grandes dimensões mas quase “desertas”.

Durante décadas, essas galáxias passaram despercebidas aos cientistas mas agora esta equipa conseguiu finalmente perceber o porquê.

Foi através de uma “galáxia fantasma” que, apesar de ter aproximadamente a mesma massa do que a Via Láctea, é composta por 99,99% de matéria escura.

Batizada de Dragonfly 44, esta galáxia está bem perto de nós, a apenas 330 milhões de anos-luz, mas nunca tinha sido identificada pelos cientistas exatamente pela sua composição.

Os restantes 0,01% são compostos por estrelas, gases e pó, uma quantidade significativamente menor do que na nossa galáxia, explica-se no artigo dos investigadores, publicado no Astrophysical Journal Letters.

“Nesta galáxia, as estrelas movem-se muito rápido, o que significa que a massa das estrelas é muito menor do que a massa da própria galáxia”, explica van Dokkum.

“Não fazemos ideia de como é que se puderam formar galáxias deste tipo”, diz Roberto Abraham, co-autor da investigação e professor da Universidade de Toronto, no Canadá.

Descobrir esta galáxia é um grande “presente” para os investigadores, uma vez que se tornam o objeto ideal para estudar um dos maiores mistérios do Universo: a matéria escura.

ZAP / RT / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …

Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção. O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, …

Hong Kong. Funcionário do consulado britânico desaparece após enviar mensagem à namorada a pedir para rezar por ele

A 08 de agosto, Simon Cheng Man-kit, de 28 anos, estava a regressar a Hong Kong depois de ter estado na cidade chinesa Shenzhen. No momento em que, a bordo de um comboio de alta …

Open Arms. Procurador siciliano ordena apreensão do navio e desembarque imediato dos ocupantes

Luigi Patronaggio, o procurador da cidade de Agrigento, na Sicília, ordenou esta terça-feira a apreensão do navio Open Arms e o desembarque imediato dos quase 100 migrantes africanos que este levava a bordo. O jurista, que …

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …

Em resposta a Macron, Putin diz que autoridades agiram para evitar situação igual à dos "coletes amarelos" em França

O Presidente da Rússia Vladimir Putin disse, durante um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, que as autoridades russas agiram para garantir que as manifestações dos seus opositores permanecem dentro "da lei", evitando …

Gémeas que viviam em garagem estavam sinalizadas há seis anos

As gémeas de 10 anos que viviam numa garagem no concelho da Amadora estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a sua situação conhecida pelo Ministério Público …

Afinal, duração máxima dos contratos a prazo no Estado também baixa para dois anos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, assumiu o compromisso de emitir uma orientação aos serviços da Administração Pública para respeitarem a redução da duração máxima dos contratos a prazo de …