Descoberta galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura

ICRAR

Impressão de artista das galáxias descobertas na "Zona de Evitamento" por trás da Via Láctea. Esta cena foi criada usando dados posicionais verdadeiros das novas galáxias e povoando aleatoriamente a região com galáxias de tamanhos, tipos e cores diferentes.

Cientistas descobriram uma galáxia que é composta na sua maioria por matéria escura, sendo que apenas 0,01% são estrelas, gases e pó.

Nos inícios de 2015, uma equipa de investigadores liderada por Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, descobriu um grupo de várias galáxias de grandes dimensões mas quase “desertas”.

Durante décadas, essas galáxias passaram despercebidas aos cientistas mas agora esta equipa conseguiu finalmente perceber o porquê.

Foi através de uma “galáxia fantasma” que, apesar de ter aproximadamente a mesma massa do que a Via Láctea, é composta por 99,99% de matéria escura.

Batizada de Dragonfly 44, esta galáxia está bem perto de nós, a apenas 330 milhões de anos-luz, mas nunca tinha sido identificada pelos cientistas exatamente pela sua composição.

Os restantes 0,01% são compostos por estrelas, gases e pó, uma quantidade significativamente menor do que na nossa galáxia, explica-se no artigo dos investigadores, publicado no Astrophysical Journal Letters.

“Nesta galáxia, as estrelas movem-se muito rápido, o que significa que a massa das estrelas é muito menor do que a massa da própria galáxia”, explica van Dokkum.

“Não fazemos ideia de como é que se puderam formar galáxias deste tipo”, diz Roberto Abraham, co-autor da investigação e professor da Universidade de Toronto, no Canadá.

Descobrir esta galáxia é um grande “presente” para os investigadores, uma vez que se tornam o objeto ideal para estudar um dos maiores mistérios do Universo: a matéria escura.

ZAP / RT / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto declarado campeão? "Seria uma bomba atómica", diz Bruno de Carvalho

O antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considera que seria uma como uma "bomba atómica" se o campeonato português de futebol fosse dado como terminado e o FC Porto, líder da competição, fosse declarado …

Um milhão de assinaturas apoia apelo da ONU para cessar-fogo mundial

Uma petição lançada pela ONG Avaaz, em apoio ao apelo da ONU para um cessar-fogo mundial, devido à pandemia de covid-19, atingiu, esta quinta-feira, um milhão de assinaturas, numa altura em que os conflitos não …

Premier League afasta regresso da competição em maio

A Liga inglesa de futebol adiou esta sexta-feira o recomeço para uma altura em que seja apenas “seguro e apropriado” fazê-lo, devido à pandemia do Covid-19, descartando a possibilidade de o regresso da competição acontecer …

Trump anunciou acordo com Arábia Saudita que fez disparar petróleo. Mas Rússia desmente

O Kremlin desmentiu esta quinta-feira mensagens do Presidente norte-americano, Donald Trump, prometendo uma redução da produção saudita e russa de petróleo, que provocaram uma subida forte das cotações, o que compromete aquele crescimento. Em Nova Iorque, …

Mais de 100 detenções e 1126 pessoas barradas na fronteira

Cento e oito detenções foram feitas nos primeiros 15 dias do estado de emergência devido à covid-19 e mais de mil entradas foram recusadas no país através das fronteiras com Espanha, revelou o ministro da …

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril. Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia …

UGT quer garantia de pagamento do subsídio de refeição em teletrabalho

A UGT propõe uma alteração legislativa que garanta o pagamento do subsídio de refeição em regime de teletrabalho e pede ao Governo que intervenha já para “pôr cobro imediato às situações injustas” que se estão …

Negócios online. Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia

Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante. Os negócios de origem portuguesa começaram a …

Bolsonaro critica governadores por terem "medinho" do vírus

O presidente brasileiro acusou os governadores de terem medo de serem infetados pelo povo. "Desconheço qualquer hospital que esteja lotado", acrescentou Bolsonaro, após serem informações contrárias. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou esta quinta-feira a criticar …

Homossexuais, bissexuais e pessoas com tatuagem ou piercing já podem dar sangue nos EUA

Os Estados Unidos (EUA) reviram na quinta-feira as regras que impedem muitos homossexuais de doar sangue, num esforço para combater a grave escassez de doações devido ao surto da Covid-19. Desde 2015, homens que tiveram relações …