Descoberta galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura

ICRAR

Impressão de artista das galáxias descobertas na "Zona de Evitamento" por trás da Via Láctea. Esta cena foi criada usando dados posicionais verdadeiros das novas galáxias e povoando aleatoriamente a região com galáxias de tamanhos, tipos e cores diferentes.

Cientistas descobriram uma galáxia que é composta na sua maioria por matéria escura, sendo que apenas 0,01% são estrelas, gases e pó.

Nos inícios de 2015, uma equipa de investigadores liderada por Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, descobriu um grupo de várias galáxias de grandes dimensões mas quase “desertas”.

Durante décadas, essas galáxias passaram despercebidas aos cientistas mas agora esta equipa conseguiu finalmente perceber o porquê.

Foi através de uma “galáxia fantasma” que, apesar de ter aproximadamente a mesma massa do que a Via Láctea, é composta por 99,99% de matéria escura.

Batizada de Dragonfly 44, esta galáxia está bem perto de nós, a apenas 330 milhões de anos-luz, mas nunca tinha sido identificada pelos cientistas exatamente pela sua composição.

Os restantes 0,01% são compostos por estrelas, gases e pó, uma quantidade significativamente menor do que na nossa galáxia, explica-se no artigo dos investigadores, publicado no Astrophysical Journal Letters.

“Nesta galáxia, as estrelas movem-se muito rápido, o que significa que a massa das estrelas é muito menor do que a massa da própria galáxia”, explica van Dokkum.

“Não fazemos ideia de como é que se puderam formar galáxias deste tipo”, diz Roberto Abraham, co-autor da investigação e professor da Universidade de Toronto, no Canadá.

Descobrir esta galáxia é um grande “presente” para os investigadores, uma vez que se tornam o objeto ideal para estudar um dos maiores mistérios do Universo: a matéria escura.

ZAP / RT / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …