Mistério da galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura resolvido

Teymoor Saifollahi / NASA / HST

Galáxia Dragonfly 44

Uma equipa de astrónomos encontrou uma explicação para a estimativa de 99,9% de matéria escura na galáxia fantasma Dragonfly 44.

A Dragonfly 44 é composta por 99,99% de matéria escura, ou seja, 10.000 vezes mais matéria escura do que massa visível, em comparação com as médias estabelecidas por diferentes estudos. Perplexos com esta descoberta, os astrónomos decidiram explorar este objeto e resolveram, finalmente, o mistério.

Uma equipa internacional de astrónomos do Kapteyn Astronomical Institute, da University of Groningen, na Holanda, concluiu que o número total de aglomerados globulares em torno da galáxia – ou seja, o conteúdo da matéria escura -, é muito menor do que o que sugeriam pesquisas anteriores, o que demonstra que esta galáxia não é única, muito menos anómala.

O resultado deste estudo foi publicado recentemente na The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Segundo o Science Alert, a Dragonfly 44 foi descoberta através de um mapeamento profundo do aglomerado Coma. A galáxia chamou desde logo a atenção dos cientistas, dado que a quantidade de matéria escura inferida era quase tão grande quanto a medida na Via Láctea, o equivalente a um bilião de sóis.

No entanto, em vez de ter cerca de 100 mil milhões de estrelas, como é o caso da nossa galáxia, a Dragonfly 44 tem apenas 100 milhões de estrelas, ou seja, mil vezes menos. Isso torna o conteúdo de matéria escura proposto dez mil vezes maior do que o conteúdo estelar.

Se fosse verdade, a galáxia seria um objeto único, com quase 100 vezes mais matéria escura do que o esperado para o número de estrelas que possui.

Contudo, os cientistas descobriram que o número total de aglomerados globulares é de apenas 20 e que a quantidade total de matéria escura no sistema é cerca de 300 vezes a massa luminosa.

“Termos encontrado apenas 20 aglomerados, em comparação com os 80 que se dizia existirem, reduz drasticamente a quantidade de matéria escura que se acredita existir nesta galáxia”, explica o investigador Ignacio Trujillo.

“Com o número de aglomerados globulares que encontramos, a quantidade de matéria escura que a Dragonfly 44 possui está de acordo com o que é esperado para este tipo de galáxia”, rematou.

O número total de aglomerados globulares está relacionado com a massa total das galáxias. Se os cientistas souberem o número de aglomerados globulares, também saberão a quantidade de matéria escura numa galáxia.

“No entanto, não sabemos por que existe uma relação entre o número total de aglomerados globulares e a massa total da galáxia. Este é um facto puramente observacional”, alertou Johan H. Knapen, coautor do artigo científico.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …