Mistério da galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura resolvido

Teymoor Saifollahi / NASA / HST

Galáxia Dragonfly 44

Uma equipa de astrónomos encontrou uma explicação para a estimativa de 99,9% de matéria escura na galáxia fantasma Dragonfly 44.

A Dragonfly 44 é composta por 99,99% de matéria escura, ou seja, 10.000 vezes mais matéria escura do que massa visível, em comparação com as médias estabelecidas por diferentes estudos. Perplexos com esta descoberta, os astrónomos decidiram explorar este objeto e resolveram, finalmente, o mistério.

Uma equipa internacional de astrónomos do Kapteyn Astronomical Institute, da University of Groningen, na Holanda, concluiu que o número total de aglomerados globulares em torno da galáxia – ou seja, o conteúdo da matéria escura -, é muito menor do que o que sugeriam pesquisas anteriores, o que demonstra que esta galáxia não é única, muito menos anómala.

O resultado deste estudo foi publicado recentemente na The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Segundo o Science Alert, a Dragonfly 44 foi descoberta através de um mapeamento profundo do aglomerado Coma. A galáxia chamou desde logo a atenção dos cientistas, dado que a quantidade de matéria escura inferida era quase tão grande quanto a medida na Via Láctea, o equivalente a um bilião de sóis.

No entanto, em vez de ter cerca de 100 mil milhões de estrelas, como é o caso da nossa galáxia, a Dragonfly 44 tem apenas 100 milhões de estrelas, ou seja, mil vezes menos. Isso torna o conteúdo de matéria escura proposto dez mil vezes maior do que o conteúdo estelar.

Se fosse verdade, a galáxia seria um objeto único, com quase 100 vezes mais matéria escura do que o esperado para o número de estrelas que possui.

Contudo, os cientistas descobriram que o número total de aglomerados globulares é de apenas 20 e que a quantidade total de matéria escura no sistema é cerca de 300 vezes a massa luminosa.

“Termos encontrado apenas 20 aglomerados, em comparação com os 80 que se dizia existirem, reduz drasticamente a quantidade de matéria escura que se acredita existir nesta galáxia”, explica o investigador Ignacio Trujillo.

“Com o número de aglomerados globulares que encontramos, a quantidade de matéria escura que a Dragonfly 44 possui está de acordo com o que é esperado para este tipo de galáxia”, rematou.

O número total de aglomerados globulares está relacionado com a massa total das galáxias. Se os cientistas souberem o número de aglomerados globulares, também saberão a quantidade de matéria escura numa galáxia.

“No entanto, não sabemos por que existe uma relação entre o número total de aglomerados globulares e a massa total da galáxia. Este é um facto puramente observacional”, alertou Johan H. Knapen, coautor do artigo científico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …