Mistério da galáxia fantasma com 99,99% de matéria escura resolvido

Teymoor Saifollahi / NASA / HST

Galáxia Dragonfly 44

Uma equipa de astrónomos encontrou uma explicação para a estimativa de 99,9% de matéria escura na galáxia fantasma Dragonfly 44.

A Dragonfly 44 é composta por 99,99% de matéria escura, ou seja, 10.000 vezes mais matéria escura do que massa visível, em comparação com as médias estabelecidas por diferentes estudos. Perplexos com esta descoberta, os astrónomos decidiram explorar este objeto e resolveram, finalmente, o mistério.

Uma equipa internacional de astrónomos do Kapteyn Astronomical Institute, da University of Groningen, na Holanda, concluiu que o número total de aglomerados globulares em torno da galáxia – ou seja, o conteúdo da matéria escura -, é muito menor do que o que sugeriam pesquisas anteriores, o que demonstra que esta galáxia não é única, muito menos anómala.

O resultado deste estudo foi publicado recentemente na The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Segundo o Science Alert, a Dragonfly 44 foi descoberta através de um mapeamento profundo do aglomerado Coma. A galáxia chamou desde logo a atenção dos cientistas, dado que a quantidade de matéria escura inferida era quase tão grande quanto a medida na Via Láctea, o equivalente a um bilião de sóis.

No entanto, em vez de ter cerca de 100 mil milhões de estrelas, como é o caso da nossa galáxia, a Dragonfly 44 tem apenas 100 milhões de estrelas, ou seja, mil vezes menos. Isso torna o conteúdo de matéria escura proposto dez mil vezes maior do que o conteúdo estelar.

Se fosse verdade, a galáxia seria um objeto único, com quase 100 vezes mais matéria escura do que o esperado para o número de estrelas que possui.

Contudo, os cientistas descobriram que o número total de aglomerados globulares é de apenas 20 e que a quantidade total de matéria escura no sistema é cerca de 300 vezes a massa luminosa.

“Termos encontrado apenas 20 aglomerados, em comparação com os 80 que se dizia existirem, reduz drasticamente a quantidade de matéria escura que se acredita existir nesta galáxia”, explica o investigador Ignacio Trujillo.

“Com o número de aglomerados globulares que encontramos, a quantidade de matéria escura que a Dragonfly 44 possui está de acordo com o que é esperado para este tipo de galáxia”, rematou.

O número total de aglomerados globulares está relacionado com a massa total das galáxias. Se os cientistas souberem o número de aglomerados globulares, também saberão a quantidade de matéria escura numa galáxia.

“No entanto, não sabemos por que existe uma relação entre o número total de aglomerados globulares e a massa total da galáxia. Este é um facto puramente observacional”, alertou Johan H. Knapen, coautor do artigo científico.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …