/

Perda auditiva súbita pode ser um sintoma de infeção de covid-19

A perda auditiva súbita e permanente, pode estar associada à covid-19 em alguns doentes, alertaram os médicos na terça-feira, relatando um “primeiro caso” no Reino Unido. Contudo, este sintoma é muito raro de ocorrer.

O primeiro caso a apresentar o sintoma de perda auditiva foi relatado ontem num artigo do jornal científico BMJ Case Reports, e pode clarificar a existência de um novo sintoma causado pelo novo coronavírus, por ser um possível efeito colateral da infeção.

“Apesar da considerável literatura sobre a covid-19 e os vários sintomas associados ao vírus, faltam discussões sobre a relação entre a covid-19 e a audição”, pode ler-se no artigo.

Os médicos consideram que deve ser feita uma triagem para perda auditiva em ambiente hospitalar, incluindo nos cuidados intensivos, onde esta pode ser facilmente perdida, como forma de permitir um tratamento rápido com esteroides e aumentar as probabilidades de recuperação. Até ao momento, apenas alguns casos associados à covid-19 foram relatados e ainda nenhum tinha sido associado ao Reino Unido.

Os autores da publicação descrevem o caso de um homem de 45 anos, com asma, e que esteve em tratamento à covid-19 no seu hospital. Com dificuldades respiratórios, o britânico foi ligado a um ventilador e começou a sofrer melhorias após ter recebido tratamentos como remdesivir, esteroides intravenosos, e a troca terapêutica de plasma sanguíneo.

Depois de uma semana da remoção do tubo respiratório, o paciente notou uma sensação de zumbido anormal na orelha esquerda, seguida de uma perda auditiva súbita. De acordo com os exames realizados, os canais auditivos não estavam bloqueados ou inflamados e os seus tímpanos estavam intactos, diz o Observador.

Um teste de audição confirmou a perda auditiva na orelha esquerda, que depois acabou por recuperar parcialmente após o tratamento com corticoides. Descartadas outras possíveis causas como a gripe, HIV ou artrite reumatoide, os profissionais de saúde concluíram que a perda auditiva estava associada ao SARS-CoV-2, revelam os cientistas que elaboraram o relatório.

O vírus liga-se a um determinado tipo de células que revestem os pulmões e foi recentemente encontrado em células semelhantes no ouvido. Este vírus também gera uma reação inflamatória e um aumento de substâncias que têm sido associadas à perda auditiva, explicam os autores.

As causas não são claras, mas este défice sensorial pode estar associado, por exemplo, a um vaso sanguíneo bloqueado, ou também a uma infeção viral.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.