/

Maldição de Pompeia. Turista devolve artefactos roubados após ter sofrido azar durante 15 anos

4

Uma mulher do Canadá devolveu cinco artefactos arqueológicos que roubou de Pompeia em 2005, alegando que a atormentaram com azar durante 15 anos.

De acordo com a CNN, a mulher, identificada apenas como Nicole, enviou dois mosaicos brancos, dois pedaços de vaso ânfora e um pedaço de parede de cerâmica para o Parque Arqueológico de Pompeia, juntamente com uma carta a explicar a sua decisão.

Eu queria um pedaço da História que não pudesse ser comprado”, escreveu a mulher, que se disse “jovem e burra” na época.

Desde que voltou para o Canadá, Nicole sofreu dois surtos de cancro de mama, resultando numa mastectomia dupla, e a sua família está, segundo a turista, com diversos problemas financeiros.

“Parece que nunca conseguimos progredir na vida”, escreveu Nicole, culpando o azar nos cinco artefacto arqueológicos.

“Roubei um pedaço da história capturado numa época com tanta energia negativa ligada a ele”, escreveu. “Pessoas morreram de uma forma horrível e eu levei ladrilhos relacionados com esse tipo de destruição.”

Nas proximidades de Pompeia, o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79, cobrindo a cidade com rochas quentes, cinzas vulcânicas e gases nocivos e matando grande parte dos seus residentes.

A mulher contou que deu uma peça a uma amiga e contou-lhe sobre a decisão de enviar os seus artefactos de volta, mas disse que não sabe se a amiga devolverá os dela. “Somos boas pessoas e não quero mais passar esta maldição para minha família, os meus filhos ou para mim mesma”, escreveu. “Por favor, perdoe o meu ato descuidado que cometi há anos”.

Pompeia é um dos locais históricos mais famosos do mundo e os arqueólogos continuam a trabalhar nele. Em fevereiro, a famosa House of Lovers reabriu pela primeira vez em 40 anos após um projeto de restauração. O prédio, um dos locais mais conhecidos de Pompéia, foi fechado para visitantes em 1980 após sofrer danos num terremoto, mas agora foi reaberto como parte do projeto Grande Pompeia, lançado em 2014 com o objetivo de salvaguardar a antiga cidade.

ZAP //

 

 

4 Comments

  1. Mas que grande azar! Na época (que afinal não foi assim há tanto tempo) ela diz que era burra, pois parece que continua a ser! Ainda por cima ela diz que o que fez foi um acto descuidado… Diz ela “eu queria ter um pedaço da história” e ‘então descuidei-me e quando dei por mim tinha metido no saco uma série de artefactos’…kkkkk (a última parte é pura ficção)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.