/

Debate de vices marcado por fuga às perguntas. “Falhanço” na pandemia foi o centro da discussão

Shawn Thew / EPA

Debate entre Mike Pence e Kamala Harris, candidatos a vice-presidente da Casa Branca

Depois de um debate atribulado entre os candidatos à Casa Branca – Donald Trump e Joe Biden – ontem foi a vez de Mike Pence e Kamala Harris. O momento ficou marcado por constantes fugas às perguntas e interrupções, ainda assim os “vices” não deixaram de trazer à tona assuntos como o impacto da pandemia nos EUA.

Os dois principais candidatos à vice-presidência dos EUA foram versões mais civilizadas dos seus líderes. As acusações que trocaram sobre os temas mais importantes do momento vieram confirmar, mais uma vez, que os seus eleitores são do mesmo país, mas vivem em realidades muito diferentes.

Um dos temas em evidência no debate – que decorreu na Universidade do Utah, em Salt Lake City, durante esta madrugada – foi a resposta da Casa Branca à pandemia de covid-19, que tem contribuído de forma significativa para a queda de Donald Trump nas sondagens que têm sido apresentadas.

A diminuição dos apoiantes de Trump começou com a sua prestação no debate com Biden, e continuou após a notícia do seu internamento com covid-19, na passada sexta-feira. Foi precisamente por este tópico que Susan Page começou: o combate à pandemia nos EUA.

“Falhanço” no combate à pandemia

Sobre este assunto, Kamala Harris culpabilizou Donald Trump e Mike Pence, responsável pela equipa de combate ao vírus na Casa Branca, por terem omitido a seriedade da doença durante um mês.

A candidata a vice-presidente considerou que a elevada mortalidade e os efeitos económicos da pandemia de covid-19 mostraram “a inépcia” e “o falhanço” da administração de Donald Trump. “Eles sabiam o que estava a acontecer e não vos disseram”, disse Harris aos norte-americanos.

Mike Pence defendeu a forma como a Casa Branca lidou com a pandemia e disse que Trump salvou milhares de vidas ao encerrar as fronteiras com a China, onde o surto teve início. “Desde o primeiro dia, o Presidente Donald Trump pôs a saúde da América em primeiro lugar”, garantiu.

O vice-presidente dos EUA elogiou o povo americano várias vezes, argumentando que Kamala Harris estava a desvalorizar os sacrifícios feitos até agora. “O povo americano teve de se sacrificar muito por causa da incompetência desta Administração”, respondeu Harris.

No seguimento da discussão sobre a covid-19, Harris foi questionada se tomaria a vacina que a Administração Trump diz estar quase a aparecer. “Se os profissionais de saúde pública, se o Dr. Fauci, se os médicos disserem que temos de tomá-la, serei a primeira na fila. Mas se for Trump a dizer para a tomarmos, não, não a vou tomar”, garantiu.

A herança das interrupções

Interrupções e mais interrupções. Depois de um debate presidencial onde se contabilizaram dezenas de momentos em que os candidatos à presidência da Casa Branca se atropelaram nos seus discursos, o debate dos “vices” não ficou atrás.

Durante hora e meia de debate, moderado pela jornalista do USA Today Susan Page, Pence interrompeu Harris algumas vezes, levando-a a reclamar que ele a deixasse acabar de falar. No entanto, o tom da discussão foi bastante menos acintoso que o debate que opôs Donald Trump e Joe Biden, a 29 de setembro.

Susan Page tentou que os candidatos cumprissem as regras acordadas antes do início, mas não conseguiu que ambos respondessem diretamente a algumas perguntas.

Em várias ocasiões, Mike Pence usou o tempo de resposta para direcionar a discussão para outros temas, esquivando-se, por exemplo, a responder se tinha discutido com Donald Trump a idade e estado de saúde, visto que ele será o sucessor do Presidente se alguma coisa o incapacitar.

Kamala Harris também evitou a pergunta sobre se, em conjunto com Biden, vão tentar alargar o número de assentos no Tribunal Supremo, caso a candidata nomeada por Trump, Amy Coney Barrett, seja confirmada antes das eleições.

Debate acentua divisões entre eleitores

A maior parte dos eleitores já decidiu em quem votar a 3 de novembro e para a pequena porção de indecisos existem estas discussões entre candidatos, mas o público considerou que o debate de Salt Lake City, moderado pela jornalista Susan Page, não trouxe novidades, apenas dúvidas sobre a utilidade destes encontros televisivos.

Para acompanhar os momentos políticos mais importantes antes das eleições nos Estados Unidos, o debate foi seguido por quase uma centena de pessoas numa reunião virtual. A divisão foi notória entre os eleitores com preferências pelo Partido Republicano, de Donald Trump e Mike Pence, e os que apoiam o Partido Democrata, de Joe Biden e Kamala Harris.

Muitos eleitores podem ter terminado o debate ainda sem uma noção clara sobre o papel do vice-Presidente dos Estados Unidos. Ainda assim, os americanos ainda vão poder assistir a mais debates entre os candidatos à Casa Branca, no dia 15 e 22 de outubro.

A discussão também passou por temas como as alterações climáticas, a reforma na polícia devido às tensões raciais geradas pela morte de George Floyd, a transferência pacífica do poder, caso Joe Biden seja eleito, e também pela polémica dos impostos de Trump.

O debate também ficou marcado por um momento caricato. Um dos assuntos mais falados nas redes sociais foi o aparecimento de uma mosca que pousou durante uns minutos na cabeça de Mike Pence.

https://twitter.com/MikePenceFly___/status/1314064378799349762

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.