//

Cursos de 40€ p/mês da Google estão a substituir cursos superiores

A Google criou cursos de certificado de carreira que, segundo a empresa, equivalem a um curso superior de quatro anos na área das tecnologias. Alguns custam apenas 40 euros por mês e duram até meio ano.

Em 2016, um inquérito da StackOverflow verificou que 56% dos programadores não tem um curso superior em ciências computacionais ou outra área semelhante. Além disso, descobriu que um portfólio de projetos e produtos para os quais contribuiu vale mais do que anos de experiência ou escolaridade.

Dois anos depois, isto começava a ser visível no mercado de trabalho. Google, Apple, IBM, Intel, Hilton, Starbucks, Publix, Penguin Random House, Costco Wholesale, Whole Foods, Nordstrom, Home Depot, Bank of America, Chipotle e Lowe’s divulgaram ofertas de trabalho para o qual não era necessário um curso superior, escreve o Entrepreneur’s Handbook.

Como tal, a Google já lançou dois cursos de certificado de carreira para posições na empresa. Ao todo já participaram mais de 600 mil estudantes, com cerca de 85% a avaliarem o curso com cinco estrelas. Face ao sucesso dos cursos, a Google planeia lançar mais três: analista de dados, gestor de produto e designer de user experience.

“Nas nossas próprias contratações, agora trataremos estes novos certificados de carreira como o equivalente a um diploma de quatro anos para funções relacionadas”, escreveu o vice-presidente sénior de assuntos globais da Google, Kent Walker, na rede social Twitter.

Pelo menos na área da tecnologia, a Google está a implementar uma mudança profunda de paradigma. Os cursos superiores estão lentamente a ser substituídos por estes novos cursos, que têm uma duração de três a seis meses e que ocupam apenas cinco horas semanais.

Além de práticos, a nível de custos, são acessíveis a todos. O curso de apoio informático custa cerca de 40 euros por mês, por exemplo.

“Em nome de toda a nossa organização, obrigado novamente por levar a Conferência a um nível totalmente novo de educação e profissionalismo!!” lê-se num dos comentários sobre o curso.

Após a conclusão do certificado, você pode compartilhar as suas informações com os principais empregadores da área e com as suas subsidiárias, e, claro, a Google.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.