/

Anúncios falsos de venda de cães triplicaram devido à covid-19

Os cães podem ser os nossos melhores amigos, mas é preciso ter cuidado com a forma como os trazemos para casa. É que a venda fraudulenta de pequenos cães disparou em 2020, e são muitos os anúncios falsos que surgem online, onde os vendedores prometem a entrega de animais que nem existem.

Segundo a Better Business Bureau, a venda online de animais de estimação disparou desde o início da pandemia da covid-19. Os relatórios da BBB, publicados a 26 de agosto, mostram que o método destes supostos vendedores é criar sites falsos – ou publicar anúncios de cães que não existem. O fenómeno triplicou em relação ao ano passado.

O isolamento forçado fez com que as pessoas se sentissem mais sozinhas, e provocou um grande aumento da procura de cães de companhia. O aumento foi tão significativo que alguns abrigos de animais até pararam de aceitar inscrições para adoção, de acordo com o The Wall Street Journal, porque os criadores de cães tinham listas de espera intermináveis.

Esta foi a oportunidade perfeita para o aumento de anúncios falsos de venda de cães. Os falsários aproveitaram a fase de carência de milhares de pessoas que procuravam uma companhia canina, e começaram a lançar anúncios falsos. A BBB, organização sem fins lucrativos de proteção ao consumidor, dá conta de mais de 2 mil testemunhas de golpes de animais de estimação só nos últimos meses.

Uma das vítimas disse ao Better Business Bureau, que foi enganada várias durante a sua procura por um cão bebé. A mulher perdeu mais de 1000 dólares (cerca de 840 euros) num processo judicial, mas ainda assim considera que o golpe teve um maior impacto a nível psicológico. “Este vendedor falso mexeu com as minhas emoções. Nunca me senti tão estúpida em toda a minha vida”, contou indignada.

Os vendedores falsos vão buscar fotos de animais às redes sociais e publicam-as com o objetivo de induzir a possíveis compras de cães que não possuem.

Um caso disso é o de Norman, um pomsky com mais de 100 mil seguidores no Instagram, que foi vítima de roubo de identidade. Um site de vendas falsas usou uma foto do cão e descreveu-o como “cachorro pomsky Perfeito”, apresentando uma foto de Norman a brincar em sua casa.

O cão estava a ser vendido por 600 dólares (cerca de 500 euros) com o argumento que o dono não tinha tempo para cuidar do animal. Os donos de Norman, Rachel e Matt Wolf, que vivem em Los Angeles, contam que desde o início da pandemia de covid-19, receberam muitas chamadas e mensagens de pessoas a alertá-los sobre o uso indevido das fotos de Norman.

https://www.instagram.com/p/BGam_qHBT3H/

“As ações fraudulentas relacionadas com animais de estimação não são apenas as mais arriscadas, são também uma das mais devastadores para as vítimas”, alertou o BBB, num novo relatório.

O BBB recomenda que os possíveis proprietários de cães optem por visitar o animal de estimação pessoalmente ou, pelo menos, que façam uma chamada de vídeo para ter a certeza da sua existência, diz o Bussiness Insider.

Alguns vendedores falsos estão a aproveitar a situação de pandemia mundial para não se encontrarem pessoalmente com os compradores, e ainda pedem dinheiro extra para vacinar os animais contra o novo coronavírus — o que nem sequer é possível.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.