Anúncios falsos de venda de cães triplicaram devido à covid-19

Os cães podem ser os nossos melhores amigos, mas é preciso ter cuidado com a forma como os trazemos para casa. É que a venda fraudulenta de pequenos cães disparou em 2020, e são muitos os anúncios falsos que surgem online, onde os vendedores prometem a entrega de animais que nem existem.

Segundo a Better Business Bureau, a venda online de animais de estimação disparou desde o início da pandemia da covid-19. Os relatórios da BBB, publicados a 26 de agosto, mostram que o método destes supostos vendedores é criar sites falsos – ou publicar anúncios de cães que não existem. O fenómeno triplicou em relação ao ano passado.

O isolamento forçado fez com que as pessoas se sentissem mais sozinhas, e provocou um grande aumento da procura de cães de companhia. O aumento foi tão significativo que alguns abrigos de animais até pararam de aceitar inscrições para adoção, de acordo com o The Wall Street Journal, porque os criadores de cães tinham listas de espera intermináveis.

Esta foi a oportunidade perfeita para o aumento de anúncios falsos de venda de cães. Os falsários aproveitaram a fase de carência de milhares de pessoas que procuravam uma companhia canina, e começaram a lançar anúncios falsos. A BBB, organização sem fins lucrativos de proteção ao consumidor, dá conta de mais de 2 mil testemunhas de golpes de animais de estimação só nos últimos meses.

Uma das vítimas disse ao Better Business Bureau, que foi enganada várias durante a sua procura por um cão bebé. A mulher perdeu mais de 1000 dólares (cerca de 840 euros) num processo judicial, mas ainda assim considera que o golpe teve um maior impacto a nível psicológico. “Este vendedor falso mexeu com as minhas emoções. Nunca me senti tão estúpida em toda a minha vida”, contou indignada.

Os vendedores falsos vão buscar fotos de animais às redes sociais e publicam-as com o objetivo de induzir a possíveis compras de cães que não possuem.

Um caso disso é o de Norman, um pomsky com mais de 100 mil seguidores no Instagram, que foi vítima de roubo de identidade. Um site de vendas falsas usou uma foto do cão e descreveu-o como “cachorro pomsky Perfeito”, apresentando uma foto de Norman a brincar em sua casa.

O cão estava a ser vendido por 600 dólares (cerca de 500 euros) com o argumento que o dono não tinha tempo para cuidar do animal. Os donos de Norman, Rachel e Matt Wolf, que vivem em Los Angeles, contam que desde o início da pandemia de covid-19, receberam muitas chamadas e mensagens de pessoas a alertá-los sobre o uso indevido das fotos de Norman.

https://www.instagram.com/p/BGam_qHBT3H/

“As ações fraudulentas relacionadas com animais de estimação não são apenas as mais arriscadas, são também uma das mais devastadores para as vítimas”, alertou o BBB, num novo relatório.

O BBB recomenda que os possíveis proprietários de cães optem por visitar o animal de estimação pessoalmente ou, pelo menos, que façam uma chamada de vídeo para ter a certeza da sua existência, diz o Bussiness Insider.

Alguns vendedores falsos estão a aproveitar a situação de pandemia mundial para não se encontrarem pessoalmente com os compradores, e ainda pedem dinheiro extra para vacinar os animais contra o novo coronavírus — o que nem sequer é possível.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos. De acordo com o semanário Expresso, …

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …

Benfica pode perder Grimaldo e Nuno Tavares, mas tem trunfo do Brasileirão na manga

Confrontado com a possibilidade de perder os seus dois laterais-esquerdos, Álex Grimaldo e Nuno Tavares, o Benfica estuda a contratação de Guilherme Arana. O Benfica pode perder dois laterais-esquerdos neste mercado de transferências. A situação de …

Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição "pode estar muito perto de ganhar" à Alemanha

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas …