/

Incêndio em Oleiros dominado. Arderam seis mil hectares

Paulo Cunha / Lusa

Bombeiros combatem uma das frentes do incêndio na freguesia de Vale da Cuba, no concelho de Oleiros

Apesar de ainda ter algumas partes ativas, o incêndio que lavra desde sábado no concelho de Oleiros, em Castelo Branco, está dominado.

O fogo foi dominado por volta das 8h desta segunda-feira. “A esta hora o incêndio está dominado. Ainda assim, todo o efetivo que está mobilizado, está no terreno e a realizar trabalhos de consolidação”, confirmou Luís Belo Costa, Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul (CADIS).

Apesar de o fogo estar dominado, o responsável frisou que ainda há “muito trabalho pela frente” já que se trata de um “área complexa”.

“Este perímetro é extraordinariamente grande e numa área que tenho vindo a referir extraordinariamente complexa do ponto de vista do coberto vegetal que se apresenta e, portanto, vai com toda a certeza dar-nos bastante trabalho do ponto de vista da consolidação deste esforço de supressão desenvolvido ao longo destas horas”, referiu, citado pelo Público.

Luís Belo Costa sublinhou que não existe qualquer aldeia em risco, uma vez que não há nenhuma frente ativa. “Há ainda um período que carece de muita atenção, principalmente as áreas que ficaram dominadas mais tarde, entre elas a frente virada para o concelho de Proença-a-Nova e a frente virada no concelho de Castelo Branco. É natural que existam algumas reativações ao longo das próximas horas.”

Vítor Antunes, vice-presidente da Câmara de Oleiros, disse ao jornal que a região não é densamente povoada, mas existem muitas aldeias, admitindo que possam existir alguns danos em anexos agrícolas. No entanto, não há, para já, registo de danos em habitações, mas o levantamento dos estragos será feito durante o resto do dia.

A área ardida ronda os seis mil hectares, mas o número ainda carece de confirmação. Sobre a previsão do aumento da intensidade do vento e do agravamento das condições meteorológicas, Luís Belo Costa afirmou que todo o efetivo vai continuar no terreno para “precaver surpresas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.