Um bombeiro morreu e quatro ficaram feridos no combate às chamas em Oleiros

Rodrigo Antunes / Lusa

O despiste de uma viatura dos bombeiros da corporação de Proença-a-Nova, este sábado, provocou a morte de um bombeiro, de 21 anos. Outros quatro ficaram feridos.

Na sequência do despiste de uma viatura de bombeiros durante o combate ao incêndio que começou, este sábado, em Oleiros, Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, um bombeiro, de 21 anos, morreu.

O acidente provocou também ferimentos ligeiros em três bombeiros e há a registar um ferido grave, assistido no local por uma equipa do INEM e transportado para o hospital, em Coimbra, com um traumatismo na face, segundo o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.

De acordo com a rádio TSF, o Ministério da Administração Interna (MAI) já emitiu uma nota de pesar pela morte do bombeiro da corporação de Proença-a-Nova. “Neste momento difícil, envio os meus sentidos pêsames à família, amigos e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova. Manifesto ainda os meus votos de plena recuperação aos quatro bombeiros que ficaram feridos neste mesmo acidente”, pode ler-se na nota.

Na manhã deste domingo, mais de 600 operacionais continuam a combater o incêndio que já se alastrou aos concelhos vizinhos, estando os bombeiros a proteger as povoações.

“Algumas povoações na linha do incêndio estão a ser protegidas pelas equipas que estão no terreno”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, frisando que, enquanto o incêndio não estiver dominado, “há sempre risco” para as localidades, sobretudo as mais próximas do mato.

“Risco há sempre, porque enquanto o incêndio está ativo, continua em progressão. Até estar dominado, todas as aldeias que estejam na linha do incêndio vão ter de ser protegidas, porque são sempre aldeias em risco”, precisou a mesma fonte, indicando que naquele caso estarão, por exemplo, as localidades de Figueiredo e Carvalhal.

“Felizmente, tem estado a correr bem”, apontou o CDOS de Castelo Branco. “Há zonas em que as chamas já estão a ceder aos meios de combate”, informou a mesma fonte, precisando que está a ser usada “maquinaria pesada para abrir acessos e faixas”. Para já, “a operação mantém-se equilibrada” e “decorre favoravelmente”, acrescentou.

Ponte de Lima também combate as chamas

O Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vítor Mendes, apelou à intervenção do MAI e da PJ por suspeitar da quantidade de fogos que atingiram o concelho nos últimos dias.

Neste concelho do distrito de Viana do Castelo lavraram, este sábado, dois incêndios que mobilizaram mais de duas centenas de operacionais, um que afetou as freguesias de Fojo Lobal, Facha, Cabaços e Vitorino de Piães e um segundo nas freguesias de Serdedelo e Fornelos, ambos, disse o autarca de Ponte de lima, “muito próximos de habitações”.

“Andamos há duas semanas com incêndios todos os dias em zonas díspares. Temos assistido a quatro ou cinco incêndios por dia, num total de 38 incêndios. É uma situação incomportável. Não há recursos em quantidade suficiente e apesar do empenho de todos estamos a chegar a uma situação limite”, disse à agência Lusa.

“É fundamental que a Polícia Judiciária e militares e façam uma vigilância apertada e apurem mais sobre estas situações. Estou muito preocupado com a frequência e o número de fogos recente”, acrescentou.

Mais de 50 concelhos em risco máximo de incêndio

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco máximo estão 54 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Os distritos que estão hoje com o maior número de concelhos em risco máximo de incêndio são os de Guarda, com 12 (Vila Nova de Foz Côa, Trancoso, Pinhel, Almeida, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Celorico da Beira, Sabugal e Manteigas) e Castelo Branco, com 10 (Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Oleiros, Castelo Branco, Sertã, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

Em risco reduzido estão 31 municípios dos distritos de Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

Sete distritos de Portugal continental estão, este domingo, até às 18h00 de segunda-feira, sob aviso amarelo devido ao tempo quente. São eles Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre e Vila Real, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …

Hungria 0-3 Portugal | Entrada de Rafa e Renato arrasa magiares

A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a defesa do título com um triunfo por 3-0 sobre a Hungria, na Puskás Arenas, em Budapeste, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020. Raphaël Guerreiro, …