Incêndio em Oleiros dominado. Arderam seis mil hectares

Paulo Cunha / Lusa

Bombeiros combatem uma das frentes do incêndio na freguesia de Vale da Cuba, no concelho de Oleiros

Apesar de ainda ter algumas partes ativas, o incêndio que lavra desde sábado no concelho de Oleiros, em Castelo Branco, está dominado.

O fogo foi dominado por volta das 8h desta segunda-feira. “A esta hora o incêndio está dominado. Ainda assim, todo o efetivo que está mobilizado, está no terreno e a realizar trabalhos de consolidação”, confirmou Luís Belo Costa, Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul (CADIS).

Apesar de o fogo estar dominado, o responsável frisou que ainda há “muito trabalho pela frente” já que se trata de um “área complexa”.

“Este perímetro é extraordinariamente grande e numa área que tenho vindo a referir extraordinariamente complexa do ponto de vista do coberto vegetal que se apresenta e, portanto, vai com toda a certeza dar-nos bastante trabalho do ponto de vista da consolidação deste esforço de supressão desenvolvido ao longo destas horas”, referiu, citado pelo Público.

Luís Belo Costa sublinhou que não existe qualquer aldeia em risco, uma vez que não há nenhuma frente ativa. “Há ainda um período que carece de muita atenção, principalmente as áreas que ficaram dominadas mais tarde, entre elas a frente virada para o concelho de Proença-a-Nova e a frente virada no concelho de Castelo Branco. É natural que existam algumas reativações ao longo das próximas horas.”

Vítor Antunes, vice-presidente da Câmara de Oleiros, disse ao jornal que a região não é densamente povoada, mas existem muitas aldeias, admitindo que possam existir alguns danos em anexos agrícolas. No entanto, não há, para já, registo de danos em habitações, mas o levantamento dos estragos será feito durante o resto do dia.

A área ardida ronda os seis mil hectares, mas o número ainda carece de confirmação. Sobre a previsão do aumento da intensidade do vento e do agravamento das condições meteorológicas, Luís Belo Costa afirmou que todo o efetivo vai continuar no terreno para “precaver surpresas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …