O Governo francês admite encerrar novamente a fronteira com Espanha. Em causa está o aumento de casos de covid-19 na região da Catalunha.
De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, afirmou, este sábado, que “não descarta a possibilidade de fechar de novo a fronteira” com Espanha.
“Por agora, a situação local não é grave, mas devemos estar vigilantes e discutir o problema com as autoridades espanholas”, afirmou o chefe do Executivo francês, numa visita a Prades, comuna que fica a apenas cem quilómetros da fronteira com Espanha e da qual ainda é autarca.
Castex acrescentou que “os números de Barcelona são muito piores do que aqueles que observamos em França. Inquieta-nos e devemos discutir o problema com as autoridades espanholas”, voltou a afirmar.
Em causa está o aumento de casos de covid-19 na região da Catalunha. Na última sexta-feira, o Governo regional recomendou aos habitantes da área metropolitana de Barcelona para “ficarem em casa” e só saírem em caso de necessidade.
A porta-voz do executivo regional, Meritxell Budó, apelou aos cidadãos desta área para não irem passar o fim-de-semana a segundas residências e anunciou o encerramento de cinemas, teatros e discotecas; a proibição de reuniões com mais de dez pessoas; assim como as visitas a lares.
Apesar destes apelos, a imprensa mostrou imagens de milhares de veículos a sair de Barcelona. A previsão das autoridades catalãs é de que estas medidas vigorem durante 15 dias.
Os números globais do país, desde o início da pandemia, apontam para 258.855 casos de infeção. Em termos totais, Espanha regista 28.416 vítimas mortais (com testes positivos à covid-19).
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe