França admite voltar a encerrar fronteira com Espanha

O Governo francês admite encerrar novamente a fronteira com Espanha. Em causa está o aumento de casos de covid-19 na região da Catalunha.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, afirmou, este sábado, que “não descarta a possibilidade de fechar de novo a fronteira” com Espanha.

“Por agora, a situação local não é grave, mas devemos estar vigilantes e discutir o problema com as autoridades espanholas”, afirmou o chefe do Executivo francês, numa visita a Prades, comuna que fica a apenas cem quilómetros da fronteira com Espanha e da qual ainda é autarca.

Castex acrescentou que “os números de Barcelona são muito piores do que aqueles que observamos em França. Inquieta-nos e devemos discutir o problema com as autoridades espanholas”, voltou a afirmar.

Em causa está o aumento de casos de covid-19 na região da Catalunha. Na última sexta-feira, o Governo regional recomendou aos habitantes da área metropolitana de Barcelona para “ficarem em casa” e só saírem em caso de necessidade.

A porta-voz do executivo regional, Meritxell Budó, apelou aos cidadãos desta área para não irem passar o fim-de-semana a segundas residências e anunciou o encerramento de cinemas, teatros e discotecas; a proibição de reuniões com mais de dez pessoas; assim como as visitas a lares.

Apesar destes apelos, a imprensa mostrou imagens de milhares de veículos a sair de Barcelona. A previsão das autoridades catalãs é de que estas medidas vigorem durante 15 dias.

Os números globais do país, desde o início da pandemia, apontam para 258.855 casos de infeção. Em termos totais, Espanha regista 28.416 vítimas mortais (com testes positivos à covid-19).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.