A Fastbrick Robotics desenvolveu e patenteou um “pedreiro robótico”. O Hadrian X é capaz de criar a estrutura em tijolo de um edifício sem qualquer intervenção humana, seguindo um modelo de desenho assistido por computador 3D.
O Hadrian X promete reinventar a construção civil. Em média, um pedreiro é capaz de colocar 400 tijolos por dia. Sozinho, este robô consegue assentar 200 tijolos por hora, o que significa que demora apenas 48 horas a construir uma casa completa.
As capacidades desta tecnologia demonstram que este robô está ao nível dos serviços tradicionais de construção. O pedreiro robótico baseia-se num camião com uma longa lança telescópica articulada com 28 metros, que conduz tijolos cerâmicos, blocos de betão ou outros materiais desde o armazenamento junto à base até ao topo da lança no módulo de aplicação.
O Hadrian X usa sensores, que a australiana Fastbrick Robotics (FBR) apelidou de Dynamic Stabilization Technology, que ajustam o vento, a vibração e outros fatores ambientais. Para a construção, o computador de bordo do robô recebe uma renderização em 3D do edifício e faz o projeto mediante as orientações.
Além de uma maior segurança no processo de construção, este sistema tem como principais vantagens o custo e prazo de construção reduzido e a redução do desperdício.
De acordo com o New Atlas, o Hadrian X já foi colocado à prova, tendo erguido as paredes estruturais de uma residência na cidade de Dayton, na Austrália. Os construtores humanos tomaram as rédeas, mas a esperança é que este robô possa incorporar as equipas de construção, facilitando e diminuindo o tempo do processo de construção.
Depois de concluída, a casa será um modelo para mostrar, tanto ao público em geral como a potenciais parceiros, como as maravilhas da construção automatizada do Hadrian X podem reinventar esta indústria. A empresa quer melhorar a tecnologia e aumentar ainda mais o seu desempenho.
“Vamos calibrar o Hadrian X para conseguir trabalhar com blocos maiores, como o F-Block da FBR, o que permitirá que o robô possa construir estruturas 25% mais rápido“, disse Mark Pivac, diretor técnico da FBR.